Gertrude Elion foi uma bioquimica estadunidense que ganhou o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1988. Ela foi especialista em tratamentos de leucemia e gota, desenvolveu drogas para o tratamento dessas doenças, descobrindo novos e importantes princípios de quimioterapia. Descendente de imigrantes da Lituânia, recebeu educação secundária em Nova Iorque e graduou-se a York University School of Dentistry.
Com a morte do avô vitimado por câncer decidiu voltar a estudar, ser uma cientista estudando bioquímica, farmacologia, imunologia e, eventualmente, virologia e, em particular, química. Entrou para o Hunter College (1933) e conseguiu um emprego para ensinar no New York Hospital School of Nursing.
Conseguiu ser a única mulher graduada na Universidade de Nova Iorque em 1939, e obteve o Mestrado em química (1941). Sua persistência como pesquisadora mais tarde lhe proporcionariam vários doutorados honorários como da Universidade George Washington, Universidade Brown e da Universidade de Michigan.