Margaret Burbidge foi uma astrofísica britânica, reconhecida por seus cargos administrativos, como a direção do Observatório Real de Greenwich. Além disso, ela foi uma das autoras responsáveis por um ensaio chamado “Síntese dos Elementos nas Estrelas”, demonstrando que a maior parte dos elementos químicos no universo foi sintetizado por reações nucleares dentro de estrelas, como o sol. Começou a se interessar pelas estrelas ainda pequena e a estabilidade financeira da família permitiu que Margaret pudesse se interessar pela área.
Em 1936 começou a estudar astronomia no University College London, formou-se em 1939 com honras e concluiu seu doutorado em 1943 na mesma instituição. Na época, os principais administradores das instituições de ensino foram convocados pelos militares, então Margaret foi indicada como diretora interina do observatório da universidade, inclusive levantando fundos para consertar telescópios com danos.
Em 1953, ela e seu marido, além de outros pesquisadores, começaram uma pesquisa que se tornaria base para todo um campo de pesquisas em astrofísica.