[masterslider id="4"]

O que é o ENRON?

O ENRON é um evento que tem como objetivo expandir os conhecimentos de robótica no Nordeste do Brasil. Para promover o evento e atingir o seu objetivo será usado um robô baseado no Moab, foco principal do evento, no qual vamos explorar todos os seus recursos para capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos dos participantes.

Onde

O evento será totalmente online

Plataforma Google Meet

Quando

O evento será realizado
em dois finais de semanas

30 de Abril, 1 e 2 de Maio
7, 8 e 9 de Maio

Como Participar

Faça sua Inscrição

Inscrições abertas até o dia 29 de Abril

> Contagem regressiva para o início do evento <

De onde surgiu a ideia para o ENRON?

Baseado num sistema de ball and plate, ou seja, bola e superfície, o robô utilizado como modelo tem como objetivo principal equilibrar uma bolinha laranja sobre uma superfície lisa, enquanto uma câmera localizada acima da montagem alimenta um sistema de visão computacional que torna esse equilíbrio possível.

A ideia de inspiração no Moab é perfeita para ser explorada num evento de proporção regional sobre robótica justamente por promover a união de diversos conceitos importantes para a área. Seja eletrônica básica, visão computacional ou até mesmo controle de sistemas, o ENRON vai te tornar capaz de compreender e aplicar todos os conhecimentos que envolvem esse robozinho tão incrível.

Palestrantes

Ana Hellen Carvalho dos Santos

GESTÃO DE PROJETOS

Bacharel em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduanda em Engenharia Mecânica também pela UFRB. Estagiária de Warehouse & Yard na Baker Hughes Brasil. Consultora dos Softwares Excel Avançado e Power BI. Atual Representante Estudantil IEEE Seção Nordeste Brasil onde auxilia 20 Ramos Estudantis em diferentes estados da região. Primeira estudante Brasileira a receber uma menção honrosa no prêmio mundial "IEEE WIE Inspiring Student Member of the Year Award", premiada também como "Voluntária Exemplar do IEEE Conselho Brasil 2020".

Humberto Gama

SISTEMAS DE CONTROLE

Técnico em Informática - IFRN
Bacharel em Ciências e Tecnologia - UFRN
Graduando em Engenharia Mecatrônica - UFRN
Aluno especial do Mestrado em Engenharia Mecatrônica - UFRN

Áreas de interesse: Sistemas de Controle, Processamento Digital de Sinais, Automação

Yuri Loia

Python

Mestrando em Engenharia Elétrica ênfase Controle e Instrumentação na UFCG. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFCG. Técnico em Eletrotécnica pelo IFRN- Campus Mossoró. Participou de vários projetos, tendo experiência como monitor de disciplina e como pesquisador durante a graduação, também é foi um dos fundadores da empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UFCG a "Voltech Consultoria e Projetos Elétricos" e tem experiência com projetos sociais atuando nas organizações Ajudec, Rotaract Mossoró, Rotaract Campina Grande e na Ordem Demolay. Atualmente atua no projeto de membro da Robotic and Automation Society (RAS) - UFCG onde atua como coordenador do Academy Translate e como Analista de Engenharia na KPIT.

Andre Gustavo Scolari Conceição

VISÃO COMPUTACIONAL

Graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS (2001 e 2004), doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto-Portugal (2007) na área de Robótica. Estágio pós-doutoral como pesquisador visitante na School of Electrical Engineering and Computer Science - Queensland University of Technology - QUT (2013-2014), Brisbane, Australia. Pesquisador visitante na Politecnico de Milano - POLIMI (2016), Milão, Italia. Professor Associado do Depto de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia (2009 - atual). Coordenador do Curso Engenharia de Computação - DEE/UFBA (2010-2012). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFBA (2015-2017). As principais áreas de atuação são: Robótica, Visão Computacional, Aplicação de Técnicas de Controle, Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos.

Antonio Marcus Nogueira Lima

MODELAGEM

Antonio Marcus Nogueira Lima nasceu em Recife, Pernambuco em 1958, obteve os títulos de Engenheiro Eletricista e de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB em 1981 e 1985, respectivamente e o título de Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse - INPT, França, em 1989. Trabalhou na Escola Técnica Redentorista - ETER, Campina Grande de 1977 até 1982 e foi Engenheiro de Projetos da Sul - América Philips, Recife, Pernambuco, de 1982 a 1983. De setembro de 1983 até setembro de 1995 foi, sucessivamente, Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE da UFPB. Em outubro de 1995 foi aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Titular do DEE da UFPB. Desde abril de 2002 é Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Foi Diretor-Secretário da Sociedade Brasileira de Automática e membro do seu Conselho Superior por dois mandatos, sendo atualmente seu Vice-Presidente. Foi membro do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica do CNPq (Set/2003 a Ago/2006) e da Comissão da CAPES para avaliação de programas de pós-graduação da Área de Engenharias IV (1998, 1999, 2000, 2001). Foi Coordenador de Área - Engenharias IV da CAPES por dois mandatos (Triênios 2008/2010 e 2011/2013). Em 2010, foi admitido na Ordem Nacional de Mérito Científico na categoria de Comendador. Em 2014, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro titular da Academia Nacional de Engenharia. Seus atuais interesses de pesquisa são máquinas elétricas, eletrônica de potência, acionamentos elétricos, instrumentação eletrônica, bio-sensores, sistemas de controle, identificação de sistemas, sistemas embarcados e robótica.

Antonio Agripino da Costa Filho

ELETRÔNICA

Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica e Mestre em Engenharia Elétrica na área de Microeletrônica pela Universidade Federal de Campina Grande. Durante a graduação, trabalhou com com microcontroladores (PIC e ADuC) e com rede de sensores sem fio usando IEEE 802.15.4/Zigbee. Participou do programa CI Brasil, curso de treinamento profissional para formação de projetistas de circuitos integrados, na área de AMS (Analog and Mixed Signal). Atuou como instrutor/projetista com foco em back-end no CI Brasil CT2, leiautista na equipe de analógico do projeto CITAR (Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação) e instrutor no PEM (Programa de Excelência em Microeletrônica) no IFPB-CG. Atualmente é Engenheiro Sênior no Virtus/UFCG, trabalhando no projeto de microeletrônica com foco em capacitação e desenvolvimento de projetos.

Programação

Dia 1 - Sexta-feira (30/04)

19h30min - Abertura

20h00min - Palestra Robô MOAB

Dia 2 - Sábado (01/05)

13h00min - Palestra Gestão de Projetos: "Como organizar uma ideia promissora?"

14h30min - Minicurso: GIT e GitHub

18h00min - Palestra sobre Python

19h30min - Minicurso: Processamento de Imagem

Patrocinadores

Apoio