PERGUNTAS FREQUENTES

Tire suas principais dúvidas abaixo

O ENRON é um evento que tem como objetivo expandir os conhecimentos de robótica no Nordeste do Brasil. Para promover o evento e atingir o seu objetivo, será usado um robô baseado no Moab, foco principal do evento, no qual vamos explorar todos os seus recursos para capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos dos participantes.

Para participar do evento é necessário apenas fazer a sua inscrição! Você pode acessar a página de inscrições no canto superior direito da página. De acordo com o seu perfil de participante e com a data em que você está se inscrevendo, os preços podem variar, então fique atento!

Há seis modalidades de inscrição, mas não há complicação em compreendê-las. Veja abaixo.

  • Padrão: Essa é a inscrição que você deve recorrer se não se encaixar em nenhuma das outras modalidades disponíveis, ou seja, ela é equivalente ao valor integral do evento.
  • RAS UFCG: Essa modalidade é destinada apenas para membros IEEE RAS que estudam na Universidade Federal de Campina Grande. O inscrito deverá registrar o número de sua membresia ativa no formulário de inscrição.
  • Membro RAS: Essa modalidade é destinada apenas para membros IEEE RAS, independente da instituição de ensino. O inscrito deverá registrar o número de sua membresia ativa no formulário de inscrição.
  • Participantes da Jornada: Essa modalidade é destinada para os participantes da Jornada do Crescimento na Robótica, atividade realizada em Fevereiro de 2021.
  • Membro IEEE: Essa modalidade é destinada apenas para membros IEEE, independente da instituição de ensino. O inscrito deverá registrar o número de sua membresia ativa no formulário de inscrição.
  • Universidades Parceiras: Essa modalidade é destinada aos estudantes de universidades parceiras da RAS UFCG. São válidas tanto as universidades que firmaram parceria para a realização do evento, como as universidades que possuem palestrante na programação do evento.

Nós somos o Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG. Somos estudantes, majoritariamente graduandos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Ciência da Computação na Universidade Federal de Campina Grande, todos unidos pelo engajamento do trabalho voluntário em prol do conhecimento.

Somos também uma representação local da organização internacional da Sociedade de Robótica e Automação (RAS) do IEEE. Dessa forma, nosso objetivo maior é promover atividades, eventos e projetos que fomentem o desenvolvimento da tecnologia, em especial, nas áreas de robótica e de automação. Inclusive, nós da IEEE RAS UFCG fomos reconhecidos como o melhor Capítulo Estudantil IEEE de Robótica e Automação do mundo pela gestão 2020/2021.

IEEE, pronunciado “I-três-E”, significa Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers). Fundado em 1963 nos Estados Unidos, é uma associação dedicada ao avanço da inovação tecnológica e à excelência em benefício da humanidade.

Atualmente é a maior organização profissional do mundo e possui cerca de 426.000 sócios no planeta, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117.000 estudantes. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas além de atividades profissionais e educacionais.

A Sociedade IEEE de Robótica e Automação (RAS – Robotics and Automation Society) se esforça para o avanço da teoria e prática da engenharia, tecnologia, robótica e automação, além das artes e ciências aliadas, a fim de manter os altos padrões profissionais entre seus membros, tudo em consonância com a Constituição e os Estatutos do IEEE e com especial atenção a esses objetivos dentro do campo de interesse da sociedade.

A RAS se esforça para promover a inovação, a educação e a pesquisa fundamental e aplicada à robótica e à automação. A pesquisa em robótica enfatiza a inteligência e a adaptabilidade para lidar com ambientes não estruturados. A pesquisa de automação enfatiza eficiência, produtividade, qualidade e confiabilidade, concentrando-se em sistemas que operam de forma autônoma, geralmente em ambientes estruturados por longos períodos, e na estruturação explícita de tais ambientes.

A Sociedade presta auxílio na promoção de estreita cooperação e troca de informações técnicas entre seus membros e afiliados e, para esse fim, realiza reuniões para a apresentação de trabalhos e sua discussão, patrocina periódicos apropriados e publicações técnicas especiais, e através de seus comitês estuda e fornece as necessidades de seus membros e afiliados.