MOAB RAS

Conheça os objetivos e a equipe que está por trás do desenvolvimento do MOAB RAS

O que é o Moab RAS?

O Moab RAS é um projeto idealizado e desenvolvido por membros e voluntários do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG, o qual tem como objetivo desenvolver e divulgar o conhecimento de áreas da robótica, algumas delas são: Eletrônica, Visão Computacional e Controle.  Por meio de um sistema que permite equilibrar uma bola sobre uma plataforma, a qual possui a liberdade de inclinar-se sobre dois eixos, possibilitando realizar os movimentos sobre a bola. Em princípio, a bola deve retornar ao centro da plataforma, sem deixá-la cair, independente de perturbações internas e externas. No entanto, é possível realizar diversos movimentos sobre a bola, por exemplo, definir trajetórias para formar desenhos. Essa é uma estrutura bastante famosa, conhecida como sistema “Ball and Plate” baseada na plataforma Stewart, com 3 graus de liberdade.

A divulgação desse conhecimento será possível com a organização de um evento de robótica regional, o ENRON, na qual será organizado diversas palestras e minicursos na área, visando estimular estudantes e entusiastas da robótica a reproduzir a estrutura, aprendendo na prática os conceitos discutidos. Para facilitar estaremos disponibilizando todo o material desenvolvido durante o projeto, o qual ainda encontra-se em desenvolvimento, por isso, será atualizado constantemente o Github do projeto. Um dos maiores facilitadores é a estrutura, baseada no BABOT do Johan Link, importada para um ambiente de simulação open source, o CoppeliaSim. Além disso, estará disponível toda a documentação desenvolvida e os materiais utilizados como referência.

"Esse sistema sempre me intrigou, poder finalmente implementar de uma forma passo-a-passo está sendo algo engrandecedor. Cada avanço proporciona uma felicidade, principalmente, porque percebemos o quanto estamos aprendendo."
Breno Meneses
Coordenador

Inspirações

O que é o Projeto Moab?

O Projeto Moab é um pequeno robô de equilíbrio útil para demonstrar o ensino da máquina em um dispositivo físico para engenheiros. O Projeto Moab se baseia em um problema básico: manter uma bola equilibrada em cima de uma placa segurada por três braços. Mas, em vez de usar equações diferenciais e outras formas tradicionais de resolver o problema, um engenheiro ensinará ao sistema de IA como equilibrá-lo. Os usuários podem levá-lo rapidamente a áreas em que fazê-lo da maneira tradicional não seria fácil, como equilibrar um ovo em vez de uma bola.

O robô Moab M2 é um companheiro opcional para o Projeto Bonsai. O serviço Bonsai Azure contém uma simulação completa do Moab, permitindo que se experimente o ensino de máquina em software. O cérebro treinado pode então ser baixado para o bot, permitindo o controle direto.

O que é o Babot?

Este trabalho consiste na realização de um sistema que permite conter uma bola equilibrada sobre uma plataforma que tem a possibilidade de se inclinar sobre dois eixos para cancelar os movimentos da bola. Em outras palavras, se corrermos uma bola neste tabuleiro, ela irá inclinar para evitar que caia e posicione a bola em seu centro.

Equipe

BRENO MENESES

CONTROLE

Graduando no curso de Engenharia Elétrica na UFCG, atuou como membro bolsista do grupo PET - Elétrica UFCG. Atual vice-presidente do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG.

GABRIEL HENRIQUE

CONTROLE

Graduando no curso de Engenharia Elétrica na UFCG, atuou como membro bolsista do grupo PET - Elétrica UFCG e voluntário do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG.

Controle

    O controle será feito de duas maneiras, utilizando métodos de controle de malha fechada com um controlador Proporcional, Integral e Derivativo (PID) e a partir de Inteligência Artificial (IA). No momento de implementação utilizando Inteligência Artificial (IA), então essa área estudará os métodos aplicados para realizar o treinamento no Projeto Bonsai, simulador recomendado pela Microsoft para realizar o treinamento dos modelos, e como exportar o cérebro gerado para ser implementado, assim podendo enviar os comandos para o microcontrolador da estrutura.

Hardware

   Responsáveis por todo o desenvolvimento da estrutura física, isto é, estarão pesquisando local para realizar as impressões das peças em 3D e resolvendo qualquer problema que surgir. Além disso, analisaram, simularão e implementaram o circuito eletrônico, somente assim finalizando com a montagem final da estrutura.

LARISSA TEIXEIRA

HARDWARE

Técnica em eletrotécnica pelo IFPB-João Pessoa, Graduanda no curso de Engenharia Elétrica pela UFCG. Atualmente é voluntária do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG e coordena o projeto RASbóticas, que tem como objetivo capacitar e incentivar a participação feminina na Robótica e Automação.

SABRINA CARDOSO

HARDWARE

Graduanda em Engenharia Elétrica pela UFCG, ex-tesoureira do IEEE RAS UFCG na gestão de 2020 e, atualmente, voluntária no capítulo.

LUCAS LOBO

VISÃO

Graduando no curso de Engenharia Elétrica na UFCG e voluntário do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG.

Visão

   Tem como objetivo estudar os métodos que serão utilizados para identificação dos objetos de interesse, por exemplo, a bola e plataforma por meio de uma câmera. Ademais, estudar e implementar meios de comunicar/integrar com a parte de controle.

Perguntas

Projeto Bonsai é um serviço da Microsoft que permite que engenheiros, especialistas no assunto e outros que estão interessados, para ensinar uma IA para resolver problemas de controle complexos e dinâmicos, definido o que se deseja e como aprender associado a simulação, antes de aplicar em um sistema real.

Visão computacional é a forma como o computador consegue interpretar o ambiente, o que gera uma imagem. No projeto é necessário que o mesmo seja capaz de identificar a posição e velocidade precisa da bola, com essas informações é possível definir as ações que a estrutura deve realizar para atingir o objetivo.

Essas imagens capturadas pela câmera são um conjunto de matrizes, onde cada uma delas determina os valores de luz em cada ponto, os pixels. No espaço RGB, cada pixel é composto por 3 valores, variando de 0 a 255, que determina a intensidade das cores vermelho, verde e azul. A combinação desses 3 valores resulta na cor final, logo, uma imagem RGB possui 3 matrizes, cada uma correspondente a uma cor, cujas dimensões são iguais à resolução da imagem

HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas matrizes hue(matiz), saturation (saturação) e value (valor):

  • Hue: Determina a cor do pixel no espectro visível
  • Saturation: Determina a pureza da cor, uma cor com pouca saturação possui um aspecto acinzentado
  • Value: Determina o brilho da cor

OpenCV é uma biblioteca que possui ferramentas de processamento de imagens/vídeo e criação de interfaces gráficas de usuário, além de ser implementada em Python, uma linguagem poderosa e de simples uso.

Interfaces gráficas tem como objetivo facilitar a utilização dos programas. Por isso, foi implementada uma interface na qual é possível realizar ajustes finos de filtragem da cor do objeto, visualizar os valores importantes e a webcam, antes e depois do processamento. Além disso, fornece meios de ajustes e testes para o controle da estrutura.

Um sistema de controle é, basicamente, um sistema, também definido como processo ou planta,  que relaciona as entradas e saídas. O processo é um sistema dinâmico, ou seja, seu comportamento é descrito matematicamente por um conjunto de equações diferenciais.

A partir das informações do ambiente fornecidas pelos sensores é definindo o atual estado do processo, executando cálculos e lógicas pré-definidas é enviado o resultado da ação para os atuadores, de modo que a situação atual do processo seja modificada para que se atinja um ponto de operação próximo do desejado.

O controlador Proporcional Integral Derivativo (PID) é uma técnica de controle de processos que une as ações derivativa, integral e proporcional, com o objetivo de minimizar o erro.

  • Proporcional (P) – ajusta a variável de controle de forma proporcional ao erro. 
  • Integral (I) – ajusta a variável de controle baseando-se no tempo em que o erro acontece.
  • Derivativo (D) –  ajusta a variável de controle tendo como base a taxa de variação do erro.

A virtualização consiste na simulação computacional de sistemas, ou apenas simulação, consiste na utilização de certas técnicas matemáticas, empregadas em computadores, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente, qualquer tipo de operação ou processo do mundo real, ou seja, é o estudo do comportamento de sistemas reais através do exercício de modelos.

Simular um sistema permite testar diferentes procedimentos sem a necessidade de interromper ou desenvolver o sistema real. Por exemplo, alterar um mecanismo ou a forma de controlá-lo, antes de aplicar no modelo real. Assim, efeitos de novos equipamentos podem ser testados, antes mesmo da construção do hardware definitivo.