Painéis Fotovoltaicos

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável que vem ganhando bastante destaque na matriz energética mundial. Sendo uma tecnologia de fácil implementação e de fonte energética abundante, esse tipo de geração torna-se um conhecimento básico para qualquer profissional da área de engenharia elétrica.

Visando apresentar não só o módulo fotovoltaico, mas também alguns aspectos externos que irão influenciar em seu funcionamento, o Capítulo Estudantil IEEE PELS/IAS organizou e ofereceu esse minicurso que serviu de introdução para esse tema, bem como material de apoio para os colegas que venham a trabalhar nessa área. Acessível a qualquer aluno que deseja adquirir conhecimento sobre os painéis fotovoltaicos, o curso também apresentou onde a Eletrônica de Potência está localizada nos sistemas fotovoltaicos e como ela é aplicada.

O minicurso foi realizado no dia 20 de maio de 2017. Foi uma oportunidade de aprender sobre o módulo fotovoltaico e alguns dos aspectos externos que influenciam seu comportamento. Os assuntos vistos durante a teoria foram solidificados por meio de experimentos e simulações.

Os responsáveis pelo minicurso foram os voluntários: Louelson Costa, Luciano Alves e Ruan Gomes. Já os organizadores foram os voluntários: Jonatas Kinas, Djair Guedes, Luciana Joviniano, Nayara Ingrid, Rodrigo Pereira e Ulisses Gomes.

O minicurso teve uma excelente aceitação e foi destaque na revista na revista IEEE Power Electronics, Vol. 4, No. 3, de setembro de 2017 (confira nesse link).