Sistemas de conversores estáticos para eletrificação submarina na exploração de óleo e gás

No dia 25 de julho de 2018, ocorreu a palestra “Sistemas de conversores estáticos para eletrificação submarina na exploração de óleo e gás” com o professor Doutor em Engenharia Elétrica Marcelo Lobo Heldwein, Professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC.

Foi uma ótima oportunidade de conhecer os principais sistemas utilizados na eletrificação submarina na exploração de óleo e gás, em especial os sistemas de conversores estáticos e os geradores, assim como as tecnologias que estão sendo desenvolvidas no Institudo de Eletrônica de Potência (INEP) para tornar os sistemas mais eficientes.

Marcelo Lobo Heldwein possui graduação (1997) e mestrado (1999) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado (2007) pelo Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC. De 1999 a 2001 atuou como assistente de pesquisa no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP), Florianópolis. De 2001 a 2003 foi engenheiro de P&D da Informat, trabalhando no projeto de fontes junto à Emerson Network Power. De 2003 a 2008 trabalhou no ETH Zurich na área de Eletrônica de Potência. Tem experiência na área de Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de alimentação, EMC, conversores PWM trifásicos, conversores multiníveis, correção do fator de potência, modelagem e controle de conversores estáticos e sistemas de conversores estáticos distribuídos. É Senior Member do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e membro da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP).