Os Desafios da Implementação da Geração Eólica

No dia 25 de julho de 2017, ocorreu o seminário “Os desafios da implementação da geração eólica” com a doutoranda Stefânia de Oliveira Silva, mestre em Engenharia Elétrica. Foi um momento para aprender sobre a eletrônica de potência aplicada aos sistemas de geração eólica. Esse seminário teve como objetivo transmitir o conhecimento, adquirido por Stefânia durante sua pós-graduação, sobre a área de geração eólica.

No seminário Stefânia fez uma explanação sobre as turbinas eólicas. O intuito do seminário foi apresentar o controle do sistema, verificando quais conversores estavam inseridos no sistema eólico de velocidade variável, analisando qual ou quais deles seriam mais vantajosos.

Biografia de Stefânia de Oliveira Silva:

Graduada em Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação e Controle e Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus de Vitória da Conquista. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em automação com controladores robustos, atuando principalmente no tema: Modelagem e controle de ângulo de passo em turbinas eólicas de velocidade variável, com geradores PMSG. Atualmente, é aluna de Doutorado em Engenharia Elétrica do DEE/UFCG, no Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas – LEIAM.