Sistemas modernos de distribuição de energia elétrica: potencial futuro

No dia 17 de maio de 2018, ocorreu a palestra “Sistemas modernos de distribuição de energia elétrica: potencial futuro” com o professor Walmir de Freitas Filho, Professor Titular (MS6) na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP.

Foi uma oportunidade de conhecer as principais mudanças que estão ocorrendo nos sistemas de distribuição de energia elétrica e a implantação de um laboratório vivo para investigar a tecnologias desenvolvidas em uma parceria entre o Grupo CPFL Energia e a UNICAMP.

Nesta apresentação, inicialmente foram discutidas as principais mudanças que estão ocorrendo nos sistemas de distribuição de energia elétrica, com a integração de medidores inteligentes, geradores fotovoltaicos, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. Depois, foi discutido a implantação de um laboratório vivo para investigar essas tecnologias desenvolvido em uma parceria entre o Grupo CPFL Energia e a UNICAMP. Finalmente, alguns projetos são selecionados para demonstração dos resultados.

Professor Walmir de Freitas Filho obteve os títulos de engenheiro eletricista e mestre em engenharia elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ilha Solteira, em 1993 e 1996, respectivamente, e os títulos de doutor e professor livre-docente também em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2001 e 2008, respectivamente. Atuou com pesquisador e professor visitante na Universidade de Alberta, Canadá, nos períodos de 2002 a 2003, 2005 a 2006, 2011 a 2012, 2013 a 2014, e na Ryerson University, Canadá, no período de 2016 a 2017. Atualmente é Professor Titular (MS6) na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Publicou mais de 60 artigos em revistas científicas, sendo a maioria nas revistas do IEEE e IET. Finalizou a orientação ou co-orientação de mais de 40 alunos de doutorado, mestrado, iniciação científica e pós-doutorado e atualmente orienta mais de 10 alunos. Atuou como pesquisador principal ou coordenador em mais de 30 projetos de P&D financiados por empresas ou agências de fomento brasileiras e canadenses. Atualmente é Vice Chair do IEEE/PES Power Quality Data Analytics Working Group e, de 2006 a 2008, foi Vice-Chair do IEEE/PELS Harmonic Filters & Power Quality Problems Working Group. É Editor do IEEE Transactions on Power Delivery e IEEE/PES Letters desde 2014. Ministrou mais de 10 disciplinas distintas em nível de graduação e pós-graduação, tendo sido indicado para Paraninfo e Patrono por 3 turmas de formandos da FEEC/UNICAMP. Suas principais áreas de atuação são sistemas de distribuição de energia elétrica, redes inteligentes e geração distribuída.