Teoria pq e Condicionadores de Potência

No dia 10 de novembro de 2017, ocorreram as palestras “Energia Elétrica” e “Teoria pq e Condicionadores de Potência” com o professor D.Eng. Edson Hirokazu Watanabe, Fellow do IEEE, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

A palestra do professor Watanabe foi uma parceria entre o Capítulo Estudantil IEEE PELS/IAS UFCG e o  Capítulo Conjunto IAS/PES/PELS Nordeste 1. A atividade foi possível por conta do programa Local Distinguished Lecturer (LDL) da PELS R9. O professor João Onofre, presidente da PELS na R9, sugeriu à Nayara a atividade e posteriormente o professor Edison da Silva também participou da organização da mesma. A atividade foi bem sucedida, atraindo um bom número de participantes, inclusive professores e membros do IEEE.

Nesta palestra foram apresentadas algumas curiosidades relativas à energia elétrica, que mudou radicalmente a forma como vivemos hoje. Os impactos ambientais e as fontes renováveis foram abordadas assim como a necessidade de controle da energia elétrica por meio da eletrônica de potência, inicialmente usando retificadores a diodos gerando harmônicos. A teoria de potências e sua evolução até a Teoria de Potência Instantâneas (Teoria pq) foram apresentadas seguidas de alguns exemplos de condicionadores de potência.

O professor Edson Hirokazu Watanabe possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Tokyo Institute of Technology (1981). Atualmente é professor Titular no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência aplicada a Sistemas de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria de Potência Instantânea, Filtros Ativos, FACTS e Fontes Alternativas de Energia (eólica, ondas, solar e pilhas a combustível). Em 2005, foi admitido, na classe de Comendador, na Ordem Nacional do Mérito Científico; em 2013, recebeu o IEEE PES Nari Hingorani FACTS Award e foi eleito membro da Academia Nacional de Engenharia. Em 2015, foi foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências . Em 2016, recebeu a Medalha Amigo da Marinha. Foi agraciado com o Prêmio InRio Personalidades do Ano Edição 2016. Em 2017, foi elevado a categoria de Fellow do IEEE, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Consulado Geral do Japão, no Rio de Janeiro e foi condecorado com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, da Escola Superior de Guerra.