CAFÉ COM ROBÓTICA

Que tal começar o dia com um cafezinho acompanhado de um bom papo sobre Robótica? Essa é a proposta principal da atividade em questão. Com o intuito de trazer assuntos diversos e pertinentes dentro do cenário da robótica, nossos palestrantes convidados discorrem sobre algum tema de interesse enquanto somos servidos de um cotidiano café.

Dessa forma, apesar de carregar o peso de uma palestra, esse encontro se faz de uma maneira muito mais interativa e descontraída, em que o palestrante e principalmente os participantes podem se sentir mais à vontade para interagir e fazer perguntas.

A atividade já conta com 3 edições de sucesso, todas realizadas ao longo de 2019, nas quais tivemos a presença de dois professores bastante conhecidos, um deles advisor do capítulo e outro professor da UnB (Universidade de Brasília), e um CEO de empresa regional.

1ª EDIÇÃO

Tema: Robótica Colaborativa
Palestrante: Geovany Araújo Borges

Currículo do Palestrante:

Engenheiro eletrônico formado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, em Campina Grande, mestre em Instrumentação Eletrônica e Controle. Doutor pelo Département Robotique du Laboratoire d’Informatique, de Robotique et de Microélectronique de Montpellier, França, onde seu trabalho de doutorado recebeu o Prix des meilleures thèses en automatique soutenues en France 2001-2002 (prêmio das melhores teses de doutorado em Automática defendidas na França pelos anos 2001-2002), concedido pelo Club EEA. Realizou período sabático junto ao grupo MERS, do CSAIL no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Atualmente é professor adjunto pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB). Coordena o Laboratório de Automação e Robótica (LARA) e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA) .

2ª EDIÇÃO

Tema: Sistemas Multi Robóticos
Palestrante: Antônio Marcus Nogueira Lima

Currículo do Palestrante:

Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB em 1981 e 1985 respectivamente. Adquiriu o título de Doutor em Engenharia Elétrica pelo Institut National Polytechnique de Toulouse – INPT, França, em 1989.  Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG desde 2002. Admitido como Comendador da Ordem Nacional de Mérito Científico, em 2010. Foi eleito membro titular da Academia Nacional de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia em 2014. Advisor do Capítulo Estudantil IEEE da Robotics and Automation Society – UFCG desde 2017.

3ª EDIÇÃO

Tema: SLAM – Simultaneous Localization And Mapping e possíveis aplicações
Palestrante: Thiago de Freitas

Currículo do palestrante:

Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Campina Grande em 2012. Possui Mestrado em Percepção Computacional e Robótica pela Georgia Tech em 2019. Trabalhou na Fraunhofer IPA (2012-2015) e Synapticon (2015-2018) como Engenheiro Pesquisador em Robótica. Fundou em 2018 a Brisa Robótica, localizada em Recife-PE.

4° EDIÇÃO

Tema: Modelagem e Controle de Drones
Palestrante: Davi Juvêncio

Currículo do palestrante:

Atualmente, aluno do programa de pós graduação em Engenharia Elétrica da UFCG, Mestre no Curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), com enfase em robótica, Graduado no Curso de Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação em Ciências e Tecnologia da Paraíba(IFPB), Campus João Pessoa, com enfase nas áreas de Potência e Eletrônica. Atualmente desenvolve pesquisa no Laboratório E-Robotica na UFCG. 

5° EDIÇÃO

Tema: Neuro Intervenção Robótica
Palestrante: Dr. Vitor Mendes Pereira

Currículo do palestrante:

Neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista, especializado em procedimentos minimamente invasivos da circulação intracraniana e da coluna vertebral e intervenções espinhais percutâneas no tratamento da dor, sendo o primeiro a realizar uma intervenção neurovascular robótica do mundo. 

6° EDIÇÃO

Tema: Uso de Python e Numpy com manipuladores industriais e ambientes de simulação
Palestrante: Felipe Nascimento

Currículo do palestrante:

Engenheiro Eletricista formado pela UFCG em 2016, com mestrado em Robótica, pelo curso de pós graduação em Engenharia Elétrica da UFCG em 2019. Também foi fundador do Capítulo Estudantil de Robótica e Automação da UFCG. Atualmente atua como especialista em robótica no Virtus e cursa doutorado em robótica pela UFCG.

7° EDIÇÃO

Tema: Redes Neurais Artificiais
Palestrante: Max Nascimento

Currículo do palestrante:

Estudante de Engenharia Elétrica pela UFCG e técnico em informática pelo IFRN. É um pesquisador de Redes Neurais Artificiais e aplicações de Redes Neurais Artificiais na medicina, e membro do LABMET (Laboratório de Metrologia do DEE da UFCG). Além disso, é pesquisador de aplicações de Redes Neurais Artificiais na Medicina.

8° EDIÇÃO

Tema: Ferramentas Importantes no Ensino e no Desenvolvimento de Tecnologias
Palestrante: Dr. Edmar Candeia Gurjão.

Currículo do palestrante:

Doutor em Engenharia Elétrica pela UFCG e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. Além disso, atualmente ele tem trabalhado com aplicações de Processamento de Sinais em Telecomunicações, especialmente em Rádio Definido por Software e Amostragem Compressiva.

9° EDIÇÃO

Tema: Sistema de Controle
Palestrante: Humberto Gama

Currículo do palestrante:

Técnico em informática pelo IFRN e bacharel em Ciências da Computação pela UFRN. É membro fundador da RAS UFRN e atualmente cursa Engenharia Mecatrônica, sendo aluno especial de mestrado em Engenharia Mecatrônica, ambos pela UFRN.