PROJETO MOAB

O RASIE é um projeto idealizado e desenvolvido por membros e voluntários do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG, o qual tem como objetivo desenvolver e divulgar o conhecimento de áreas da robótica, algumas delas são: EletrônicaVisão Computacional e Controle.  Por meio de um sistema que permite equilibrar uma bola sobre uma plataforma, a qual possui a liberdade de inclinar-se sobre dois eixos, possibilitando realizar os movimentos sobre a bola. Em princípio, a bola deve retornar ao centro da plataforma, sem deixá-la cair, independente de perturbações internas e externas. No entanto, é possível realizar diversos movimentos sobre a bola, por exemplo, definir trajetórias para formar desenhos. Essa é uma estrutura bastante famosa, conhecida como sistema “Ball and Plate” baseada na plataforma Stewart, com 3 graus de liberdade.

A divulgação desse conhecimento será possível com a organização de um evento de robótica regional, o ENRON, na qual será organizado diversas palestras e minicursos na área, visando estimular estudantes e entusiastas da robótica a reproduzir a estrutura, aprendendo na prática os conceitos discutidos. Para facilitar estaremos disponibilizando todo o material desenvolvido durante o projeto, o qual ainda encontra-se em desenvolvimento, por isso, será atualizado constantemente o Github do projeto. Um dos maiores facilitadores é a estrutura, baseada no BABOT do Johan Link, importada para um ambiente de simulação open source, o CoppeliaSim. Além disso, estará disponível toda a documentação desenvolvida e os materiais utilizados como referência.

"Esse sistema sempre me intrigou, poder finalmente implementar de uma forma passo-a-passo está sendo algo engrandecedor. Cada avanço proporciona uma felicidade, principalmente, porque percebemos o quanto estamos aprendendo."
Breno Meneses
Coordenado, 2021

Inspirações

O que é o Projeto Moab?

O Projeto Moab é um pequeno robô de equilíbrio útil para demonstrar o ensino da máquina em um dispositivo físico para engenheiros. O Projeto Moab se baseia em um problema básico: manter uma bola equilibrada em cima de uma placa segurada por três braços. Mas, em vez de usar equações diferenciais e outras formas tradicionais de resolver o problema, um engenheiro ensinará ao sistema de IA como equilibrá-lo. Os usuários podem levá-lo rapidamente a áreas em que fazê-lo da maneira tradicional não seria fácil, como equilibrar um ovo em vez de uma bola.

O robô Moab M2 é um companheiro opcional para o Projeto Bonsai. O serviço Bonsai Azure contém uma simulação completa do Moab, permitindo que se experimente o ensino de máquina em software. O cérebro treinado pode então ser baixado para o bot, permitindo o controle direto.

O que é o Babot?

Este trabalho consiste na realização de um sistema que permite conter uma bola equilibrada sobre uma plataforma que tem a possibilidade de se inclinar sobre dois eixos para cancelar os movimentos da bola. Em outras palavras, se corrermos uma bola neste tabuleiro, ela irá inclinar para evitar que caia e posicione a bola em seu centro.