VISITAS TÉCNICAS

Instituto de Ensino e Pesquisa
Alberto Santos Dumont (RN)

A visita técnica ao Instituto Santos Dumont ocorreu em outubro de 2019. O capítulo estudantil RAS UFCG se responsabilizou pela organização da viagem e pelo contato com a equipe que administra esse centro de ensino e pesquisa. Entre voluntários do capítulo, estudantes de graduação e professores, o grupo partiu da Universidade Federal de Campina Grande em direção a Macaíba, Rio Grande do Norte, a fim de ampliar os conhecimentos práticos desenvolvidos ao longo do curso, além de conhecer melhor sobre as linhas de pesquisa que são estudadas e implementadas no Instituo, assim como a sua forma de organização e de trabalho. Abaixo há mais detalhes sobre o ISD.

Idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e inspirado na figura icônica e inovadora de Santos Dumont, o pai da aviação, foi criado o Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, conhecido como Instituto Santos Dumont (ISD). Seus voos são guiados pela inovação e responsabilidade social, com foco na região Nordeste do Brasil. As rotas traçadas pelo ISD são norteadas pelas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

A missão do instituto consiste em promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira. De modo semelhante, sua visão reside em ser reconhecido internacionalmente como polo de ação transformadora nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia.

Fonte: Sobre o ISD.

Para maiores informações, visite a página do Instituto Santo Dumont.

EXPOTEC - 4ª edição (PB)

A primeira visita técnica promovida pelo capítulo RAS UFCG foi ao evento EXPOTEC na cidade de João Pessoa, Paraíba, em novembro de 2018. O evento é de caráter anual e possui representação regional, sendo bastante forte aqui no Nordeste. Há a disposição de diversas exposições, feiras, workshops e palestras, além de contemplar nessa edição a realização da 17ª Competição Latinoamericana de Robótica, que ocorria no mesmo local de forma simultânea. Abaixo há mais informações sobre o evento.

A EXPOTEC é um Congresso e Feira de Exposição tecnológica focada na diversidade do conhecimento científico e tecnológico como fator transformador da sociedade. Reúne inclusão digital, software livre, robótica, Web e muita inteligência juntos num mesmo lugar.

Tem como objetivo levar a tecnologia ao alcance das pessoas – desde a especialização daqueles familiarizados com a tecnologia até aqueles que não têm acesso e estão à margem da transformação digital.

O evento é baseado em eixos temáticos, permitindo ao participante escolher conforme área de interesse. A participação no congresso e visitação à feira são gratuitas.

Fonte: Lançamento da EXPOTEC 2018.