PREMIAÇÕES

IEEE RAS Chapter of the Year Award in 2021
IEEE RAS

O Capítulo Estudantil de Robótica e Automação da UFCG venceu o prêmio internacional de RAS do ano (IEEE RAS Chapter of the Year Award), tornando-se o primeiro no Brasil a ser o destinatário do prêmio. O concurso, que tem por descrição incentivar os capítulos da RAS de todo o mundo a servirem os seus membros e, após isto, reconhecer o excelente desempenho de um destes capítulos RAS nesta função, acontece desde o ano de 2002.

A RAS UFCG foi submetida a uma avaliação realizada por meio da análise de um artigo com todas as descrições do capítulo. A exemplo disto, pode-se citar os serviços prestados a seus membros tanto na área técnica quanto na área educacional, fator que a Diretoria RAS UFCG 2020, presidida pela voluntária Larissa Teixeira, sempre se ateve, e que a Diretoria RAS UFCG 2021, presidida pelo voluntário José Nestor, se atém.

Este ano a entrega do prêmio ocorrerá na Conferência Internacional de Robótica e Automação (ICRA) e será realizada em Xi’an na China e transmitida remotamente para os participantes da conferência.

“Agradecemos a todos os voluntários e membros por todo apoio e participação, atualmente somos cerca de 54 voluntários e nosso propósito é promover o conhecimento e dar oportunidades no âmbito da robótica e automação, por meio da ajuda de todos vocês conseguimos melhorar cada vez mais. Também agradecemos a comunidade e todos que prestaram apoio e nos incentivaram a continuar, desde uma participação em nossas redes sociais até a prestação de um serviço como capacitações e palestras. Estamos gratos e orgulhosos de servir a comunidade dando o nosso melhor e convidamos você para também fazer parte dessa história”, comemorou o atual presidente do Capítulo RAS UFCG, José Nestor.

De fato é motivo de orgulho saber que é da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o grupo de estudantes que obteve o maior desempenho a nível mundial dentre os Capítulos Estudantis da Sociedade de Robótica e Automação, do IEEE. O comprometimento no desenvolvimento do conhecimento e da prática científica, somado às pessoas engajadas nessa causa, que apoiam a RAS UFCG seja no voluntariado, seja na membresia, produz frutos dignos de todo o mérito.

Voluntária Estudantil Exemplar
IEEE RAS da Seção Nordeste Brasil

A voluntária Larissa Teixeira, vence o prêmio de Voluntária Estudantil Exemplar IEEE RAS da Seção Nordeste Brasil na edição de 2020.

Membro IEEE desde 2018, Larissa foi Presidente do IEEE RAS UFCG em 2020, onde, em 2019, foi Vice-presidente e Tesoureira do IEEE WIE UFCG.⁠

No mesmo período que foi Vice-presidente, atuou como coordenadora de marketing, garantindo maior visibilidade para o IEEE, a RAS e o Capítulo Estudantil que faz parte. Além disso, foi a idealizadora do TutoriRAS, as séries de informações técnicas que são vistas nas redes sociais do Capítulo.⁠

Podemos destacar também sua atuação no RASbóticas – robóticas para meninas, na qual foi a idealizadora e coordenadora do projeto. Graças a esse projeto, o RAS UFCG garantiu uma maior participação de mulheres na Engenharia e Robótica. ⁠

Estas ações foram somente ALGUMAS das várias que a Larissa fez!⁠

3º lugar no concurso “Exemplary Technical Chapter 2020”
R9 SAC TEAM

O principal objetivo desse prêmio é reconhecer, promover e incentivar todas as filiais estudantis da região R9 a acompanhar os esforços extraordinários que os capítulos técnicos realizam como voluntários em prol do avanço da tecnologia para a humanidade.

O capítulo de alunos do IEEE RAS UFCG foi fundado em 10 de julho de 2017 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e desenvolve seus projetos no laboratório de E-robótica, parceiro do capítulo. O grupo atua como um braço da sociedade de robótica e automação da universidade e busca cumprir a missão da sociedade ieee em suas ações. Para promover isso, o capítulo conta com uma diretoria composta por comitês executivos e operacionais. Em 2019, o capítulo contou com a participação de cerca de 60 voluntários e 24 membros ativos, o maior número desde a fundação, sendo esses alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Com a contribuição e o empenho dos associados e voluntários, foi possível promover mais de 40 atividades desde o início de 2019 até meados de julho de 2020, sempre buscando incentivar e engajar a comunidade acadêmica nas áreas de robótica e desenvolvimento de automação. Em 2020, diante do contexto de pandemia e distanciamento social, as atividades foram adaptadas e realizadas de forma virtual em diferentes plataformas para que a comunidade não se sentisse desamparada em relação aos conhecimentos e possibilidades da área.

3º lugar no concurso Casos de Sucesso
IEEE SAC TEAM BRAZIL AWARDS 2020

Essa categoria compreende o recrutamento de voluntários, retenção de membresia, integração entre membros e capacitação de voluntários. 

A submissão deste artigo buscou mostrar como a participação no Torneio Juvenil de Robótica foi desenvolvido e seu resultado.  O projeto teve o objetivo de incluir um contato dos alunos da graduação com a robótica. Para isso, foi incentivada a participação, daqueles interessados no tema, em uma competição na área abordada a fim de inserir, na prática, temas não apresentados nas aulas teóricas. Para isso, desafios semanais foram passados aos voluntários, e eles procuravam as soluções. Durante esse processo, muitas dificuldades foram aparecendo, uma vez que eles estavam lidando com um prazo de tempo muito curto e com a quantidade limitada de materiais para o desenvolvimento do projeto. Desse modo, grande parte dos robôs foram construídos com materiais reaproveitados e com componentes emprestados pelos membros do capítulo.

Como resultado houve o aprendizado dos participantes e engajamento na RAS UFCG, muitos se tornaram membros da diretoria no período de 2020.