EVENTOS

ENCONTRO DE ROBÓTICA DO NORDESTE
(ENRON)

O ENRON foi um evento que teve como objetivo expandir os conhecimentos de robótica no Nordeste do Brasil. Para promover o evento e atingir o seu objetivo foi usado um robô baseado no Moab, foco principal do evento, no qual foi possível explorar todos os seus recursos para capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos dos participantes. O evento teve sua realização de forma 100% online e ocorreu nos dias 30 de Abril, 1, 2, 7, 8 e 9 de Maio. Confira mais detalhes no site do evento logo abaixo.

Arduino Day

A mostra de projetos RAS UFCG será uma forma de comemorar o arduino day em 2021 e trocar conhecimentos com os participantes a respeito dos projetos. Na mostra teremos os projetos desenvolvidos pela equipe de eletrônica e o nosso novo projeto em desenvolvimento,  o RasBot, veja o resumo de alguns dos projetos que serão apresentados e quais componentes serão usados neles:

 

Neste projeto será usado a Matriz MAX7219 8×8, que será programada para jogar chuva de meteoros, um jogo clássico em que deve ser evitado os detritos que caem do espaço e a cada desvio o jogador soma pontos, que serão exibidos em uma tela LCD.

Pensando nas pessoas com necessidades especiais e que precisam de mais cuidados e atenção, o projeto foi desenvolvido para alertar e ajudar o cuidador com tarefas que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Com auxílio de um sensor de umidade e temperatura, o projeto vai indicar o horário de dar água e instiga os voluntários a adicionar outras funcionalidades, como definir horários de remédios.

 

Baseado no projeto OpenBot, foi desenvolvido um robô que usa um smartphone como cérebro, permitindo realizar tarefas avançadas de robótica, como seguir pessoas e navegar de forma autônoma no ambiente. Atualmente ele está sendo aperfeiçoado para implementação de novas funcionalidades.

RAS Week

Primeiro evento nacional de parceria dos Capítulos RAS do Brasil, dedicado a comemorar o aniversário de fundação da RAS como Sociedade Técnica do IEEE (15 de Maio de 1989) e fundação do Primeiro Capítulo RAS no Brasil (UFJF – 14 de Maio de 2009). Com o objetivo de promover a união e diversificação das atividades dos Capítulos, além de proporcionar o conhecimento e desenvolvimento de habilidades relacionadas a temática principal por meio de palestras, workshops, competições, entre outras atividades. O início da organização do evento foi em 27/03/2020.