PROJETOS

Braço Robótico & EEG

O projeto Braço Robótico & EEG é desenvolvido com o intuito de promover o aprendizado da robótica em meio aos alunos de graduação. Nele, são trabalhados os conhecimentos básicos do desenvolvimento de robôs e da automação em geral, como, por exemplo, a produção de algoritmos de controle, a visão computacional, a modelagem, a simulação e a programação de sistemas embarcados. O projeto conta com o objetivo futurístico e lúdico de criar um braço robótico controlado pela mente por meio do uso de um aparelho capaz de registrar a atividade elétrica do cérebro por eletroencefalografia (EEG).

Atualmente, o projeto tem seu segundo modelo de braço robótico fabricado, iniciando o planejamento do terceiro. Há grande avanço no emprego de técnicas de controle e no uso de ferramentas como o ROS (Robot Operating System), além de contar com um time dedicado ao desenvolvimento de software para utilização do EEG.

Futebol de Robôs

O projeto de Futebol de Robôs é desenvolvido com o objetivo de fazer um time de robôs para a categoria IEEE Very Small Size Soccer, atualmente disputada em diversas competições no âmbito nacional, sendo a principal delas a LARC (Latin America Robotics Competition), que é a etapa latino-americana da Robocup. O projeto desenvolve-se em 3 eixos principais: eletrônica, visão computacional e estratégia. Cada uma dessas áreas é responsável por contribuir com o processo principal que visa integrar todo o sistema regido pela lógica e pela percepção de disputa das partidas.

No momento, o projeto se encontra em desenvolvimento e possui protótipos de robôs produzidos a partir de impressão 3D. Além disso, os sistemas de visão e de estratégia estão em fase de integração.

Academy Translate

O projeto Academy Translate é um projeto de tradução para o idioma português de materiais de estudo relacionados à robótica.

Apesar do inglês ser um requisito essencial na engenharia, ele também é uma considerável barreira para aqueles que não têm o domínio da língua. Dessa forma, o projeto busca facilitar a compreensão desses materiais de estudo, como livros, videoaulas e apostilas, promovendo uma maior difusão do conhecimento. A robótica é uma área bastante escassa no que diz respeito à conteúdo em português, logo, a tradução desse tipo de material se faz mais do que necessário para o aprimoramento da comunidade, não só a nível regional, mas também nacional de uma forma geral.

No presente momento, o projeto conta com a tradução completa do livro Python for Everybody do Charles Severance, sendo essa a razão pela qual o nome inicial do projeto era “Python Translate”. Então, percebeu-se a necessidade de estender a tradução para mais materiais relacionados à robótica no geral, e o nome do projeto foi modificado para “Academy Translate”. O próximo objetivo que planeja-se é a tradução das vídeo aulas do Robotics Academy do roboticista australiano Peter Corke.

Para adquirir a versão traduzida do livro resultante desse projeto, acesse os botões abaixo:

Assim, o grupo Academy Translate objetiva trazer materiais educacionais sobre robótica para o idioma português, uma vez que a maior parte dos documentos são encontrados apenas em inglês. Você pode encontrar as traduções “Robot Academy” de Peter Corke e “A Gentle Introduction to ROS” do professor Jason O’Kane no nosso GitHub ou clicando abaixo.

Além disso, abaixo você também poderá acessar um material novo sobre o Filtro de Kalman, que é uma ferramenta matemática essencial para estimar os estados de um sistema desconhecido. Desse modo, o filtro de Kalman é um método de identificação primário para aplicações de modelagem e controle. O objetivo do projeto é traduzir o material sobre essa ferramenta produzido por Alex Becker para o Português.

RASbóticas - Robótica para Meninas

O projeto RASbóticas tem como objetivo encorajar a participação e desenvolvimento de habilidades relacionadas à robótica e automação de meninas, a fim de incentivar a atuação feminina em áreas predominantemente masculinas.

Para alcançar estes objetivos, é fundamental ter referências femininas à frente, para que haja representatividade. Assim, o projeto foi fundado em 2020 e atualmente é orientado por alunas do curso de Engenharia Elétrica, que possuem experiências na área, adquiridas por meio da participação no Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG. Dessa forma, as meninas se inspiram em outras meninas próximas a elas formando um vínculo de empoderamento e força. Segue abaixo o repositório do projeto. 

Equipe de Eletrônica

A equipe de eletrônica da RAS teve início por volta de 1 ano atrás, no segundo semestre de 2020. A equipe teve como primeiro coordenador Ygor Emmanuel, que com indicações formou uma equipe que boa parte dos membros ainda estão ativos. Os objetivos se mantêm desde a criação, levar a eletrônica e o arduino em forma de projetos ao máximo de público interessado. Com projetos simples e mais complexos. Com vídeos e tutoriais. Os planos futuros são buscar outras formas de apresentar os projetos aos novos e antigos membros da RAS, por exemplo, em um momento das reuniões gerais.

Projeto Moab

O Moab RAS é um projeto idealizado, no final de 2020, e iniciou seu desenvolvimento, no início do ano de 2021, por membros e voluntários do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG, o qual tem como objetivo desenvolver e divulgar o conhecimento de áreas da robótica, algumas delas são: Eletrônica, Visão Computacional e Controle.  Por meio de um sistema que permite equilibrar uma bola sobre uma plataforma, a qual possui a liberdade de inclinar-se sobre dois eixos, possibilitando realizar os movimentos sobre a bola. Em princípio, a bola deve retornar ao centro da plataforma, sem deixá-la cair, independente de perturbações internas e externas. No entanto, é possível realizar diversos movimentos sobre a bola, por exemplo, definir trajetórias para formar desenhos. Essa é uma estrutura bastante famosa, conhecida como sistema “Ball and Plate” baseada na plataforma Stewart, com 3 graus de liberdade.

A divulgação desse conhecimento será possível com a organização de um evento de robótica regional, o ENRON, na qual será organizado diversas palestras e minicursos na área, visando estimular estudantes e entusiastas da robótica a reproduzir a estrutura, aprendendo na prática os conceitos discutidos. Para facilitar estaremos disponibilizando todo o material desenvolvido durante o projeto, o qual ainda encontra-se em desenvolvimento, por isso, será atualizado constantemente o Github do projeto. Um dos maiores facilitadores é a estrutura, baseada no BABOT do Johan Link, importada para um ambiente de simulação open source, o CoppeliaSim. Além disso, estará disponível toda a documentação desenvolvida e os materiais utilizados como referência.

Equipe de Tutoriais

Projeto de Tutoriais, criado em 2020, com José Nestor como fundador, e que se propõe a democratizar o conhecimento por meio de tutoriais simples e com linguagem acessível para todos.