PROJETOS

Braço Robótico & EEG

O projeto Braço Robótico & EEG é desenvolvido com o intuito de promover o aprendizado da robótica em meio aos alunos de graduação. Nele, são trabalhados os conhecimentos básicos do desenvolvimento de robôs e da automação em geral, como, por exemplo, a produção de algoritmos de controle, a visão computacional, a modelagem, a simulação e a programação de sistemas embarcados. O projeto conta com o objetivo futurístico e lúdico de criar um braço robótico controlado pela mente por meio do uso de um aparelho capaz de registrar a atividade elétrica do cérebro por eletroencefalografia (EEG).

Atualmente, o projeto tem seu segundo modelo de braço robótico fabricado, iniciando o planejamento do terceiro. Há grande avanço no emprego de técnicas de controle e no uso de ferramentas como o ROS (Robot Operating System), além de contar com um time dedicado ao desenvolvimento de software para utilização do EEG.

Futebol de Robôs

O projeto de Futebol de Robôs é desenvolvido com o objetivo de fazer um time de robôs para a categoria IEEE Very Small Size Soccer, atualmente disputada em diversas competições no âmbito nacional, sendo a principal delas a LARC (Latin America Robotics Competition), que é a etapa latino-americana da Robocup. O projeto desenvolve-se em 3 eixos principais: eletrônica, visão computacional e estratégia. Cada uma dessas áreas é responsável por contribuir com o processo principal que visa integrar todo o sistema regido pela lógica e pela percepção de disputa das partidas.

No momento, o projeto se encontra em desenvolvimento e possui protótipos de robôs produzidos a partir de impressão 3D. Além disso, os sistemas de visão e de estratégia estão em fase de integração.

Academy Translate

O projeto Academy Translate é um projeto de tradução para o idioma português de materiais de estudo relacionados à robótica.

Apesar do inglês ser um requisito essencial na engenharia, ele também é uma considerável barreira para aqueles que não têm o domínio da língua. Dessa forma, o projeto busca facilitar a compreensão desses materiais de estudo, como livros, videoaulas e apostilas, promovendo uma maior difusão do conhecimento. A robótica é uma área bastante escassa no que diz respeito à conteúdo em português, logo, a tradução desse tipo de material se faz mais do que necessário para o aprimoramento da comunidade, não só a nível regional, mas também nacional de uma forma geral.

No presente momento, o projeto conta com a tradução completa do livro Python for Everybody do Charles Severance, sendo essa a razão pela qual o nome inicial do projeto era “Python Translate”. Então, percebeu-se a necessidade de estender a tradução para mais materiais relacionados à robótica no geral, e o nome do projeto foi modificado para “Academy Translate”. O próximo objetivo que planeja-se é a tradução das vídeo aulas do Robotics Academy do roboticista australiano Peter Corke.

Para adquirir a versão traduzida do livro resultante desse projeto, acesse os botões abaixo:

GE-RAS (Introdução à Robótica)

O GE-RAS, é o grupo de estudo online da RAS UFCG, que surgiu a partir da necessidade de adaptar nossas atividades diante do contexto de pandemia, em que não podemos nos encontrar mas podemos nos conectar.

Nessa atividade foi ensinado conceitos básicos da robótica como Cinemática, Visão Computacional e Controle. No contexto do curso foi apresentado o sensor para monitorar atuadores e controlar o movimento do dispositivo final, que poderia ser desde um braço robótico a outro mecanismo.

RAS++

O RAS++ é um grupo de estudo com o intuito de exercitar e aprender mais sobre a linguagem de programação C++.  Nele foram exercitados uma série de exercícios de programação disponíveis na plataforma URI Online Judge e reforçado conteúdos desde o básico até o avançado.