Robótica Espacial

Estamos cientes da existência de satélites e de robôs exploradores em outros planetas devido ao avanço da robótica nesta era da tecnologia. Mas nós realmente entendemos a importância disto para as tarefas que realizamos rotineiramente? Realizamos ligações, assistimos à programação da TV, preparamos o nosso dia baseado na previsão do clima. Já imaginamos a sociedade atual vivendo em um mundo onde isso não fosse possível? Como avançaríamos?

O rover Sojourner foi um grande marco para a história da robótica na exploração de Marte: o primeiro robô que possuía a habilidade de se locomover, lançado em 1997. Ele era capaz de analisar as substâncias do solo e de levar possíveis esclarecimentos para os cientistas da época. Hoje, nós temos o Perseverance, lançado pela Nasa, e o Zhurong, lançado pela China, ambos em 2021, tecnologias existentes graças às primeiras tentativas feitas que continuam a explorar o planeta vermelho. Ainda não foi feito o retorno de nenhuma coleta de amostras para estudos, mas as respostas e os progressos científicos que poderemos ter serão enormes. Imaginem o desenvolvimento tecnológico necessário para suportar uma nova população em outro planeta, e o quão prazeroso será ter ciência disto.

A Estação Espacial Internacional (ISS) serve como laboratório para pesquisas no espaço. Criada no momento da Guerra Fria, ela permite que os astronautas andem em volta da sua estrutura, o que é conhecido como caminhada espacial. A Estação também já fez uso dos ônibus espaciais: em uma de suas missões, o Atlantis era responsável por levar suprimentos para a tripulação. Um dos coordenadores da ISS, atualmente, são os Estados Unidos,  porém ela deve ser desmontada depois de 2024, prazo que já possui financiamento concreto, e substituída por um novo projeto ainda desconhecido.

O melhor de tudo é que não precisamos ir para longe para nos envolvermos com esse ramo. Aqui no Brasil, temos a Agência Espacial Brasileira, criada em 1994, em Brasília, que é a instituição responsável pela Robótica Espacial Brasileira. Uma iniciativa como essa é muito importante para o crescimento de profissionais cada vez mais capacitados no nosso país.

 

 

Postagem escrita pela voluntária do Capítulo Raissa Pordeus.