Crescimento dos streamings no pós pandemia.

Sabe-se que graças a pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2(Coronavírus)  todas as atividades que pudessem ocasionar aglomeração social foram cessadas, como por exemplo, cinemas. Nesse cenário, de forma inevitável o mercado de streaming vem crescendo em todas as suas áreas, desde streaming de filmes e séries como a Netflix e Amazon, quanto em questão dos vídeos ao vivo, conhecidos como Lives, em plataformas como IGTV(Instagram), Twitch, além dos já conhecidos Streamings de música como Spotify. 

Após ter se passado um período de mais de um ano com a maior parte da população em situação de quarentena em suas residências, pôde-se notar um aumento considerável no número de assinantes e o consumo dos streamings. Assim, as assinaturas, que ultrapassaram a marca de um bilhão de usuários, aumentaram significativamente, pois segundo o Kantar IBOPE media, 58% dos usuários da internet em 2020 viram algum conteúdo por streaming pagas durante a pandemia. Com o aumento desses números, pode-se notar que houve uma queda na popularidade da Tv aberta, que perdeu grande porcentagem dos seus números, pela Cenp-meios, a tv perdeu cerca de 20% da verba publicitário de 2019 para 2020, o que também injeta muito dessa publicidade dentro dos streamings, sendo possível a entrada de mais dinheiro dentro desse mercado crescente e que tende a só aumentar.

Como o número de assinantes já ultrapassa o bilhão,então com o valor das assinaturas, o qual vai ser direto investido dentro das próprias empresas, tanto para criar novos conteúdos e para adquirir direitos de outros conteúdos, quanto lucro para a empresa. Vale ressaltar também, como o mercado se tornou gigante dentro das empresas de tecnologia, dentre elas grandes nomes apareceram no mercado nos últimos anos, como Microsoft dentro da Mixer, a Amazon criando a Prime Vídeo, e uma das últimas a entrar na corrida, a Apple com a Apple Tv +, além da brasileira Globo com o Globo Play e também empresas já veteranas na área como a Netflix, Twitch e Spotify.

Dessa maneira, com o grande número de empresas entrando no mercado, é inevitável que as vagas de empregos da área cresçam, criando assim mais oportunidades para novos trabalhadores da área. É interessante também notar que esse fator ajuda vários outros mercados da área, além do crescimento dos podcasts, do investimento gigante na área de Streamings VR(Virtual Reality) e AR (Augmented Reality), e de toda tecnologia envolvida com os próprios produtos que reproduzem tudo, onde já se tem a tecnologia 8K chegando ao mercado e a 4K sendo democratizada para a população.

 

Postagem escrita pelo voluntário do Capítulo Pedro Costa.