IA: O Mecanismo do Século XXI

Tendo uma presença cada vez mais forte e presente no campo da tecnologia contemporânea, a Inteligência Artificial (IA) é um assunto que não sai mais dos holofotes atuais, tornando-se assim um tópico bastante pertinente, merecendo ser conversado e entendido principalmente pelos amantes da robótica e da automação. Em geral, a IA pode ser caracterizada como máquinas que simulam a inteligência humana, conseguindo realizar tarefas e aprimorá-las conforme as informações vão sendo coletadas, ou seja, é o estudo para estabelecer que a própria máquina consiga se comportar de maneira inteligente e automatizada. 

Apesar do assunto ser bastante atual, o termo surgiu na década de 50, no ano de 1956, durante a Conferência de Dartmouth. Foi o evento que fundou a inteligência artificial como um campo do estudo, contendo na sua lista de presença nomes ilustres como John McCarthy, Marvin Minsky, Nathaniel Rochester e outros cientistas da época, que se comprometeram para o estudo da área.   

Inclusive, a IA é caracterizada como um campo bastante amplo, funcionando através da junção de algumas vertentes, sendo elas: Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural (PLN), Visão Computacional e Computação Cognitiva; as quais conseguem fazer com que a Inteligência Artificial seja capaz de processar de forma rápida, analisar, entender, aprender de acordo com as informações e usar esses dados para determinada finalidade, além de ser capaz de interpretar o que há ao seu redor. 

No entanto, esse desenvolvimento prático demorou algum tempo para evoluir, sendo apenas intensificado depois do surgimento das aplicações em âmbitos comerciais e industriais. Esse fato ocorreu devido ao crescente avanço tecnológico, atrelado à necessidade de novas ferramentas para acompanhar todo esse desenvolvimento. E o outro ponto importante, que também contribuiu para a sua popularização, é que conforme essa área ia crescendo, mais informações iam surgindo e ficando disponíveis para quem as quisesse, conseguindo assim ajudar os interessados a buscar cada vez mais maneiras inteligentes e automatizadas de realizar as suas tarefas. 

Além disso, esta ferramenta está mais presente no dia a dia da população do que se imagina, podendo ser encontrada em assistentes virtuais (Siri, Bixby, Cortana, Google Assistente) e plataformas digitais como Youtube, Gmail, Google Tradutor, Spotify e Netflix. E também em áreas como saúde, direito, esportes, vendas e muitas outras, facilitando a rotina do usuário e da prestadora de serviço, a fim de economizar tempo, algo precioso e que, no mundo de hoje, praticamente ninguém tem disponível. 

Sendo assim, é importante conhecer os benefícios que o uso da Inteligência Artificial está proporcionando à população e saber onde ela pode ser encontrada. Lembrando que a IA é um mecanismo de simulação da inteligência humana, mas não necessariamente da forma física do ser humano, ou seja, ela não precisa vir com um visual de robô cinematográfico de alguma produção de Hollywood para você saber que é uma. Lembre-se que, possivelmente, a IA mais perto de você no momento está inserida no seu próprio celular.

 

Postagem escrita pela voluntária do Capítulo Tâmara Ruth.