A Tecnologia no Cenário da Pandemia

Hoje em dia, o cenário atual é completamente diferente de como alguém chegou a imaginar que seria no primeiro dia do ano. A Covid-19 surpreendeu a todos e conseguiu dar uma reviravolta na história e no comportamento da sociedade contemporânea, desencadeando assim inúmeras mudanças, principalmente no estilo de vida de cada um.

O coronavírus, como é popularmente chamada a doença que marcou o ano de 2020, iniciou-se na China e foi ganhando espaço até ser declarada como pandemia em março pela OMS. Desde então, a população mundial começou a adotar condutas com o intuito de reduzir a propagação do novo vírus, sendo a principal delas a quarentena.

Como consequência dessa quarentena em massa, a tecnologia passou a ser a aliada número um da grande maioria, fazendo com que seu acesso aumentasse cada vez mais em decorrência da necessidade nos mais diversos âmbitos que regem o cotidiano do cidadão, como por exemplo: saúde, trabalho, renda, educação, interação social e lazer, sendo eles moldados à nova realidade no domínio digital.

Dentro disso, houve o crescente uso das plataformas de conferência remota, como o Zoom e o Google Meet, tendo o primeiro alcançado a faixa de 200 milhões de acessos em comparação dos 10 milhões que tinha antes do isolamento. Do mesmo modo, o sistema de streaming, como Netflix, Spotify e Amazon Prime, não ficaram de fora e aumentaram seus números de usuários. Além deles, os serviços de delivery, tanto os mais conhecidos, como os mais locais, passarão a ser cada vez mais usados na nova realidade. E, como já era esperado, mais pessoas também começaram a usar as redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Twitter, Youtube, TikTok e outras, para as mais diversas finalidades.

Além desses, focando no contexto nacional, vale comentar também o aumento do uso da rede de internet no Brasil, de acordo com a Akamai, e a utilização do aplicativo da Caixa para a solicitação do auxílio emergencial, que obteve mais de 50 milhões de downloads só no sistema Android. A partir desse app foi possível perceber que até mesmo as pessoas menos acostumadas com o mundo virtual tiveram que aderir a esse método para tentar conseguir o benefício.

Sendo assim, é evidente que a necessidade do distanciamento social desencadeou um crescimento significativo do acesso tecnológico e da quantidade de tempo desse acesso, motivando as pessoas a ficarem mais conectadas e buscando permitir uma rotina mais próxima do que era a normalidade antes da pandemia.

 

Postagem escrita pela voluntária do Capítulo Tâmara Ruth.