Bots: Qual a Relação dos Robôs da Internet e as Redes Sociais

Muito presente no mundo tecnológico, os bots estão ganhando cada vez mais visibilidade nas redes sociais e instigando a curiosidade do pessoal que tem interesse em usá-los ou simplesmente só saber o que esse termo significa. Mas afinal, o que eles são e como funcionam nesse meio online?

Os bots são os conhecidos “robôs da internet”, ou seja, são softwares com inteligência computacional, programados para realizarem determinadas funções pré-estabelecidas pelo seu desenvolvedor, a fim de garantir a automatização de tarefas na internet consideradas repetitivas. Com isso, as vantagens do seu uso são: rapidez para concluir as determinadas atividades, otimização do tempo do usuário, efetividade na execução e melhora na qualidade de entrega dessas tarefas.

E é justamente devido a todas essas vantagens que eles invadiram também a área das redes sociais e conseguiram conquistar os usuários, tornando-se assim um novo canal de comunicação entre essas redes sociais e os seus integrantes e conseguindo ter diferentes tipos de aplicações em cada plataforma.

Uma das redes sociais mais conhecidas pelo uso dos robôs virtuais é o Discord, um espaço onde você consegue criar uma comunidade para manter proximidade com seus amigos e se divertir ao interagirem por texto, voz ou vídeo. E os bots que você consegue usar nele variam de acordo com a finalidade desejada, havendo os de: moderação (como o MEE6, Dyno ou YAGPDB), música (como o Rythm ou Hydra), jogos (como o Community Games, Cafe ou TriviaBot), entre muitos outros tipos e opções.

Outro aplicativo que também permite a utilização desses mecanismos é o Telegram, caracterizado por ser um serviço de mensagens instantâneas com milhões de usuários ativos ao redor do mundo. E, semelhante ao anterior, existem para ele diversos tipos de bots com funções variadas, dentre eles têm os de: organização (como IFTTT ou DeloreanBot), enquete (PollBot), pesquisa (Wiki), criptomoedas (MoonKeyBot), jogos (Chat Against Humanity ou mau_mau_bot) e até mesmo um bot para procurar outros bots como o caso do StoreBot. Além desses, há muitos outros que você pode utilizar para diferentes tipos de situações.

Com toda essa funcionalidade, esses conhecidos softwares programados estão conseguindo conquistar seu espaço no mundo virtual, por causa de toda a praticidade que eles proporcionam. Sendo assim, eles têm grandes chances de continuarem em alta nesse meio, se popularizando cada vez mais. E como para ter um robô físico não é tão fácil, utilizar os onlines já é uma experiência muita boa, pois como já dizia o ditado popular “quem não tem cão, caça com gato”.

 

Postagem escrita pela voluntária do Capítulo Tâmara Ruth.