Por Que Grandes Empresas de Tecnologia Estão Investindo em Salas de Descompressão?

Com a incessante busca pelo lucro e a necessidade de crescimento rápido num mercado que se faz cada vez mais competitivo, a exaustão e o desgaste são consequências quase que inevitáveis aos funcionários de companhias presentes no cenário atual. Visando a mitigar essa problemática, algumas grandes empresas da tecnologia, como Google e Facebook, têm investido bastante no conceito de sala de descompressão. Mas, você sabe bem o que é isso e como funciona na prática?

O que são salas de descompressão?

As salas de descompressão nada mais são do que ambientes nos quais os funcionários podem relaxar e descontrair um pouco ao longo da jornada diária de trabalho. Sejam com puffs para descansar, uma máquina de café para energizar ou até mesmo uma sinuca e videogames. O objetivo principal aqui é simplesmente dar uma pausa para recobrar a concentração e o foco.

Por ter sido uma prática bastante utilizada em escritórios, a fim de destoar do ambiente monótono e sério, as salas de descompressão costumam ser coloridas e revigorantes. Sendo divididas em dois tipos principais, elas podem ser integradas ou completamente separadas do escritório em questão. Isso vai depender apenas do tipo de trabalho ali realizado e de como o ambiente novo vai atuar naquele contexto.

Assim, com um modelo de trabalho mais flexível e descontraído, diversas são as vantagens observadas, tanto para os funcionários como também para as empresas.

Quais são os benefícios para os funcionários?

Como já foi anteriormente mencionado, um dos principais benefícios oferecidos ao funcionário é a possibilidade de descontrair ao longo da cansativa jornada de trabalho. Não só isso, mas principalmente em trabalhos repetitivos que exigem ficar várias horas numa mesma posição, também são beneficiados pela possibilidade de caminhar pelo ambiente e se movimentar um pouco.

Com o estresse amenizado e a chance de levantar e interagir com outros companheiros de trabalho, também é possível promover uma mair cooperação e troca de ideias entre os funcionários. Com esse laço estreitado, ideias mais criativas e diferentes também podem surgir. Incitando, dessa forma, a sinergia do grupo.

Quais são os benefícios para as empresas?

Já para as empresas, além de uma qualidade melhor no trabalho desenvolvido, uma vez que há grande incentivo à criatividade e ao foco, também é possível citar a retenção de funcionários. Quando uma empresa dispõe de um ambiente como uma sala de descompreensão aos seus empregados, eles entendem que são valorizados e dificilmente vão considerar trocar essa proposta por um ambiente comum.

De maneira semelhante, isso também se mostra como um atrativo para novos funcionários, chamando a atenção em especial do público mais jovem,  de modo a engajar e incentivar sua participação nessa nova configuração de trabalho. Ou seja, de maneira geral, essa ferramenta atua bastante como uma iniciativa de adesão e também de permanência de funcionários dedicados e talentosos nas empresas.

Conclusão

Desse modo, é possível compreender o porquê que as salas de descompressão têm sido tão amplamente utilizadas principalmente pelas grandes empresas. Seja pela produtividade, criatividade, concentração, retenção de funcionários ou pela melhoria na qualidade de vida deles, todas as justificativas se fazem válidas. E ao que tudo indica, essa será uma tendência no mercado de trabalho do futuro próximo. Assim, quem sabe, poderemos reduzir a longo prazo os níveis de estresse, ansiedade, burnout e depressão causados pelos exaustivos ambientes de trabalho contemporâneos de âmbitos além dos tecnológicos.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.