Como Funciona o Controlador ON/OFF?

Mais uma vez discutindo sobre a tão temida temática de controle de sistemas, que tal aprender um pouco mais sobre o controlador ON/OFF? Você sabia que ele está mais presente no seu dia a dia do que você imagina? Então se acomode aí na sua cadeira e vamos entender melhor como funciona essa ferramenta tão importante e simples na área de automação.

Pode-se dizer que esse modelo de controlador é um dos mais básicos que existem, pertencendo ao grupo denominado de controle clássico. Assim como os demais que compõem esse nicho, ele funciona baseado na leitura de um sensor, que verificará se tudo ocorreu bem e irá atuar no sistema de modo a atingir ou consertar isso. Mas como isso é feito na prática?

Tomando o exemplo de um forno automático, haverá sempre uma temperatura desejada, que o usuário insere no dispositivo. A partir disso, o sistema do forno vai atuar para que aquela temperatura seja atingida. Então o forno aquecerá até o valor determinado. Entretanto, após alcançar esse valor, é necessário que uma nova decisão seja tomada. Caso contrário, o forno continuará aquecendo.

Então é aí que o controlador ON/OFF entra em cena. Com a leitura do sensor, o sistema funciona de maneira bastante elementar. A temperatura desejada foi alcançada? Não. Então, o forno aquecerá. A temperatura desejada foi alcançada? Sim. Então, o forno desligará. E essa leitura é feita diversas vezes dentro de um intervalo de tempo determinado, assegurando que essa temperatura seja mantida após o sistema atingir a referência inserida.

Bem simples, né? E o mais interessante, é que esse método de controle é amplamente utilizado em fornos elétricos, como já foi citado, aparelhos de ar condicionado, bombas de pressão e muitos outros dispositivos. Dessa forma, o controlador ON/OFF é uma alternativa bastante atrativa no mercado, devido a sua simplicidade e baixo custo.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.