Como Montar um Grupo de Estudos?

Que atire a primeira pedra o aluno que nunca se juntou com os amigos numa véspera de prova para estudar. Cada um se divide para apresentar o que sabe mais sobre o conteúdo. Então, algumas questões são resolvidas em conjunto. E quando uma dúvida surge, é só perguntar para alguém do lado. Essa é a mesma essência de um grupo de estudos. Então, por que não aproveitar o distanciamento social para montar o seu próprio grupo de estudos, assim como os que a RAS vem oferecendo? Fica ligado que vem dica boa por aí!

O que estudar?

A primeira coisa a se fazer é escolher o tema a ser estudado. É importante que esse tema seja de interesse mútuo de todos os participantes, pois um dos pilares de um grupo de estudos é a motivação. Dessa forma, sempre que alguém estiver desmotivado a prosseguir com as atividades, os outros poderão incentivá-lo.

Além disso, é muito interessante que haja um objetivo maior por trás do tema escolhido. Seja uma prova de monitoria da sua disciplina favorita, um projeto que você sempre quis e que tem esse tema como pré requisito, ou até mesmo um diferencial no currículo para entrar na empresa que você sempre sonhou. Tenha essa motivação bem clara na sua mente e também use dela para não desanimar quando as coisas parecerem difíceis.

Escolha um material de qualidade

Nesse tópico podem entrar livros renomados, playlists de vídeo aulas no youtube, fóruns de resolução de questões na internet. Toda a fonte de conteúdo que seja relacionada à temática escolhida será bem vinda. Entretanto, é recomendável escolher uma fonte principal, que possua uma linguagem acessível a todos. E todo o resto pode ser usado como suporte.

Essa fonte principal será o material que guiará o grupo nos tópicos discutidos. Dentre os materiais complementares, é importante que haja sempre listas de questões ou propostas de projetos que envolvem a temática discutida, de modo a trazer para a prática o que foi assimilado na teoria.

Faça um bom planejamento

Um outro ponto chave para o sucesso do seu grupo de estudos é o planejamento. Assim, é consideravelmente necessário que antes de tudo começar, os tópicos a serem abordados sejam todos escolhidos e discutidos. O formato mais comum e talvez o mais funcional seja o de ciclos semanais, no qual há um dia na semana reservado à discussão da temática. Assim, os dias posteriores ficam reservados à prática do que foi discutido, até que o ciclo semana seja encerrado e um novo tópico entre em cena.

Conclusão

Desse modo, é possível extrair que diversas são as abordagens possíveis na hora de organizar um grupo de estudos. Os pontos mais importantes sejam talvez o planejamento e a organização da atividade, que, uma vez bem feitos, com certeza culminarão em seu sucesso.

O Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG já ofereceu um grupo de estudos destinado ao aprendizado introdutório de robótica, que ocorreu durante o segundo trimestre de 2020. No atual momento, está em andamento o grupo de estudos da linguagem de programação C++, cuja duração irá até meados do terceiro trimestre do ano. Caso você sinta dificuldade em montar seu próprio grupo, ou apenas queira participar de uma de nossas atividades, fique sempre ligado em nossas redes sociais e seja o primeiro a saber quando houver novidades.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.