O Uso da Tecnologia no Combate ao Câncer de Mama

Considerado como um dos cânceres mais presentes no Brasil, o câncer de mama acomete milhares de brasileiras todos os anos e também consegue atingir uma parcela, mesmo que reduzida, da população masculina. E para evidenciar a importância da sua conscientização, todos os anos, acontece a campanha do Outubro Rosa e, em prol dela, hoje iremos comentar sobre como a tecnologia vem avançando e contribuindo no tratamento e no combate do câncer de mama no Brasil.

Em relação ao tratamento e ao combate, a tecnologia pode contribuir de diversas maneiras, mas auxilia mais especificamente em 5 âmbitos, sendo eles: 

  1. cirurgia robótica – para tornar as cirurgias menos invasivas;
  2. medicina personalizada – ajudando na personalização do tratamento, levando em consideração a individualização do paciente;
  3. quimioterapia menos agressiva – uso da assinatura genética a fim de buscar as melhores opções de quimioterápicos;
  4. evolução radiológica – modernização e sofisticação dos aparelhos, fazendo com que produzam imagens com melhor qualidade;
  5. canais de comunicação – contribuindo para que as informações sejam repassadas de modo mais rápido e fácil.

E quando comentamos sobre como acontece a aplicação desses mecanismos no Brasil, é possível encontrar muitas opções. Dentre elas, iremos comentar abaixo sobre aplicações que vêm contribuindo nesse cenário. 

Inteligência Artificial

Com a união entre hospitais, gigantes da tecnologia e startups do país, a inteligência artificial já vem sendo utilizada no território brasileiro a fim de contribuir na luta contra o câncer de mama, como por exemplo no caso do Grupo Oncoclínicas, parceiros da Microsoft, que aplicam a IA em tratamentos de radioterapia e quimioterapia, além de realizar relações entre diagnósticos de pacientes diferentes.

Outro exemplo é o uso da ferramenta desenvolvida pela IBM, o IBM for Oncology, em Fortaleza e Porto Alegre. Ele executa cruzamentos de dados a partir de um vasto banco, com a finalidade de buscar tratamentos mais especializados para cada paciente. 

PACS

O Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, do inglês Picture Archiving and Comunication System (PACS), é uma ferramenta que viabiliza o diagnóstico por imagens com uma maior efetividade, contribuindo assim fortemente no setor das mamografias, garantindo a comunicação e o arquivamento das imagens de uma maneira segura, padronizada e mais ágil.

Aplicativos

Devido à busca por informações estar cada vez maior, o desenvolvimento de aplicativos com intuito de conscientizar e informar a população também é crescente. Exemplo disso é o Touch Saúde, o app idealizado pela enfermeira Alessandra Pontes, que após ser diagnosticada com câncer de mama desenvolveu o aplicativo para ajudar a mulher na realização do autoexame, sendo fundamental para a prevenção da doença.

Com todos esses pontos, é possível analisar que a tecnologia é uma forte aliada ao combate do câncer de mama, estando presente na conscientização, prevenção, diagnóstico e no tratamento. Além disso, uso esse texto para reforçar também o quanto o Outubro Rosa, e toda a campanha realizada durante ele, é de extrema importância para que todas as pessoas se informem, se conscientizem e cuidem-se de si mesmas, também realizando o auto exame.

Postagem escrita pela voluntária do Capítulo Tâmara Ruth.