Python e Suas Aplicações

Caracterizada como uma linguagem de programação flexível, com sintaxe simples e de fácil aprendizado, Python está cada vez mais ganhando os corações dos programadores ao redor do mundo, fazendo com que seu uso e sua popularidade estejam em constante crescimento nos últimos anos.

Lançada em 1991, pelo matemático holandês Guido van Rossum, Python tinha como principal objetivo ser o intermédio entre as linguagens C e Shell Script. No entanto, com o avanço no seu desenvolvimento, atualmente ela é considerada de alto nível e versátil, suportando programação orientada a objetos e também a programação estruturada; além de possuir uma extensa biblioteca, participar de um modelo de construção comunitária e permitir ao usuário seu uso em aplicações mais complexas.

Dentre essas aplicações, destacam-se a sua utilização em:

Desenvolvimento web: desenvolvimento de aplicações ou sites que são acessados diretamente do navegador, sejam em computadores ou dispositivos móveis. Sendo a linguagem inserida nesse tópico por possuir, em seu acervo, dois dos mais famosos frameworks do mercado atual, Django e Flask, que permitem a criação da parte do código encarregado de conversar com o servidor.

Data Science: é um campo interdisciplinar que tem como objetivo o estudo da análise de dados. Ocorre a partir da extração de dados de diversas fontes, a fim de buscar informações e, posteriormente, elaborar previsões, realizar ações e obter estimativas a partir do que foi coletado. E dentro desse contexto, Python é frequentemente mais utilizada devido suas bibliotecas, tais como Pandas, NumPy e SciPy.

Machine Learning: é uma vertente da IA (Inteligência Artificial) e também um método de análise de dados. Tem como objetivo fazer com que a máquina tenha capacidade de aprender e melhorar automaticamente a partir do acesso a volumes imensos de dados, com a finalidade dela se tornar apta a resolver problemas de maneira autodidata.

Scripting: são pequenos programas desenvolvidos para serem utilizados na automação de tarefas, que poderiam ser feitas pelo próprio ser humano. Sendo recomendado o uso de Python, em razão da sua sintaxe e velocidade de teste.

Presente também em aplicações do Instagram, Netflix, Spotify, Google, Youtube e Reddit, foi considerada pelos membros IEEE e leitores Spectrum a principal linguagem de programação de 2018, de acordo com o Fifth Annual Interactive Ranking of the Top Programming Languages da revista e site IEEE Spectrum.

Dessa maneira, é possível observar o modo que Python está conseguindo se inserir nos mais diversos campos, mantendo-se em alta e continuando atraente para os inúmeros tipos de programadores, que desfrutam dos fatos da linguagem proporcionar o aumento da produtividade e a otimização do tempo, dois pontos extremamente necessários no dia a dia de qualquer pessoa no ano de 2020.

 

Postagem escrita pela voluntária do Capítulo Tâmara Ruth.