Automação com Assistentes Virtuais Inteligentes

Há bastante tempo já temos certo contato com assistentes virtuais inteligentes, a exemplo do “Google Now” nos dispositivos com Android ou do “Siri” nos aparelhos da Apple. Entretanto, esse nicho do mercado tem crescido bastante e ganhado cada vez mais autonomia, tornando-se um único dispositivo físico que promete integrar todo um ambiente. Inclusive, é bastante comum o uso dessas ferramentas para automatizar cômodos e residências por conta própria. Então, o que você precisa saber para fazer isso na sua casa também?

Em primeira instância, é preciso escolher o dispositivo cujo assistente virtual atenderá às suas necessidades. E é inegável a popularidade dos alto-falantes inteligentes atuais, onde o usuário controla tudo por meio da voz. Dentre os modelos mais comuns no mercado, há a linha Google Home, equipado com o assistente virtual da Google, e a linha Echo, que utiliza o assistente Alexa da Amazon. Ambos aparelhos oferecem uma inteligência artificial de altíssima qualidade, entretanto, o diferencial deve ser observado nos aplicativos compatíveis com cada um.

O assistente da Google é uma ótima opção para quem já utiliza de forma integrada os serviços da empresa. Desde Gmail e Google Calendar até o Play Music e o Youtube. Contudo, isso também pode ser um empecilho, uma vez que que a plataforma não oferece suporte a alguns aplicativos populares de terceiros. Por outro lado, os equipamentos da Amazon possuem uma vantagem denominada “skills“. Essas “habilidades” permitem uma integração externa que já vem de fábrica. Fruto de diversas parcerias, o assistente Alexa já vem pré-programado com comandos que envolvem desde serviços de transporte, como o Uber, até serviços de entrega de comida, como o iFood.

Decidido o dispositivo que centralizará todos os outros, é chegada a hora de escolher os outros aparatos do seu ambiente. Aqui entra em cena muito do gosto pessoal do usuário e também do ambiente que ele quer automatizar. Entre as opções mais comuns disponíveis no mercado brasileiro, estão os dispositivos de iluminação como lâmpadas com controle de cor e intensidade de brilho. Também há câmeras de segurança inteligentes, que unem segurança e praticidade. Sem mencionar ainda na extensa gama de eletrodomésticos inteligentes, que vão de ares condicionados até cafeteiras que respondem ao comando da sua voz.

Dessa forma, você pode ainda tornar alguns dispositivos comuns compatíveis com o seu assistente virtual. Isso pode ser feito por meio de tomadas inteligentes, que são bastante versáteis e simples de utilizar. Enfim, com porte dessas informações, é necessário apenas fazer uma pesquisa de preços e ver quais ferramentas melhor atendem às suas necessidades. Não esqueça de sempre verificar a compatibilidade do que você estiver comprando, e assim você poderá desfrutar sem medo de um ambiente automatizado e que oferece grande praticidade ao cotidiano no aconchego do seu próprio lar.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.