Um Pouco sobre o TrainIEEE do Ramo Estundatil IEEE UFCG

O IEEE (Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrônicos em tradução livre) é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos EUA, sendo a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Sua meta era promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação, mas atualmente sua abrangência incorpora áreas como a micro e as nanotecnologias, ultrassom, bioengenharia, robótica, materiais eletrônicos, e muitos outros. Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de computadores e dispositivos.

Tendo toda essa bagagem em mente, o Ramo Estudantil da Universidade Federal de Campina Grande proporcionou uma experiência incrível denominada TrainIEEE para os alunos da universidade, que consistiu em um conjunto de capacitações envolvendo diferentes áreas do conhecimento. Inclusive, ter um feedback dos participantes e dos organizadores é algo que buscamos após toda experiência, afinal de contas, o objetivo maior é agregar valor aos alunos da instituição. Então, seguem abaixo algumas impressões sobre a atividade.

  • Opinião de uma das organizadoras, Noêmia Cíntia Sales Santos da Silva:

“O trainIEEE foi uma experiência que alavancou minha visão sobre o IEEE e, claro, sobre a RAS. Pude olhar até onde o capítulo está chegando e, também, ver nos olhos dos voluntários, mesmo que online, o entusiasmo em estar conosco, em trabalhar e em vestir a nossa camisa.

Além disso, tive o privilégio de estar à frente de uma das capacitações, e foi muito gratificante vê-los interagindo, participando e realmente se interessando por robótica. O TrainIEEE, tanto para quem organiza como para quem participa, é engrandecedor pois ele desperta não só nosso lado profissional como também nossas habilidades e competências. Foi o combustível que eu precisava e, com certeza, viveria essa experiência novamente!”

  • Opinião de um dos alunos participantes, Rafael dos Santos Lima:

“O TrainIEEE foi de fundamental importância para melhorar minha visão sobre os capítulos que escolhi participar, especialmente acerca da RAS. Além de ter me proporcionado uma ótima experiência de integração, já que eu pude conhecer vários outros voluntários que me recepcionaram muito bem e me deram um ótimo suporte em tudo, trouxe-me também um grande aporte de conhecimento com as capacitações que foram muito bem apresentadas de forma simples e clara, o que facilitou bastante no entendimento de todos os conteúdos apresentados. Com isso, digo com convicção que o TrainIEEE foi muito enriquecedor para mim e que me ajudou até a ter mais convicção sobre qual caminho devo seguir no curso.”

 

Postagem escrita pelo voluntário do Capítulo Gabriel Lacerda.