Café Com Robótica Recebe Presença Ilustre

Conhece o Café Com Robótica da RAS? Se não, trata-se de uma palestra no estilo roda de conversa, na qual o palestrante e os ouvintes podem interagir de maneira mais acessível e simplicista. E claro, com um tradicional e delicioso café ao final. Entretanto, devido ao distanciamento social, estamos realizando edições de quarentena da atividade por meio de chamadas de vídeo. Dessa forma, podemos discutir e entender um pouco mais sobre algum tema relacionado à robótica, enquanto cada um toma seu cafézinho em casa.

Ainda assim, o objetivo real dessa publicação é informar sobre a presença ilustre que receberemos na próxima edição do Café com Robótica que acontecerá na próxima quinta-feira (11/06). Com a temática “Neuro Intervenção Robótica”, o palestrante Dr. Vitor Mendes Pereira irá discorrer sobre as aplicações da robótica inseridas no contexto cirúrgico, com ênfase em cirurgias no sistema nervoso.

Confira abaixo um pouco sobre o palestrante:

O Dr. Vitor Mendes Pereira é um neurocirurgião e neurorradiologista intervencional especializado em procedimentos minimamente invasivos da circulação intracraniana e espinhal e em intervenções espinhais percutâneas para o tratamento da dor.

Ele é professor de “Imagiologia Médica e Cirurgia” na Universidade de Toronto e médico no Toronto Western Hospital e no Hospital for the Sick Children. Ele concluiu sua residência em São Paulo, Brasil, e obteve sua licença médica na França (CHU Bicetre and Rothschild Foundation). O Dr. Pereira trabalhou como Chefe da Divisão de Neurorradiologia Intervencionista e foi Privat-Docent no Hospital Universitário de Genebra, Suíça, de 2008 a 2014.

Ele possui grande interesse no tratamento de doenças neurovasculares complexas, incluindo tratamento curativo de malformações arteriovenosas, malformações durais, aneurismas grandes e gigantes, distúrbios vasculares da coluna vertebral e malformações vasculares pediátricas.

Entre suas realizações clínicas, ele foi um dos pioneiros no uso de recuperadores stent no AVC agudo e também como uma das maiores experiências com desviadores de fluxo em todo o mundo. Ele também realizou vários casos inéditos no mundo, usando os dispositivos mais inovadores em nosso campo, incluindo os dispositivos SQUID (líquido embólico para tratamento de MAV), Pipeline Flex e Surpass EVOLVE para tratamento de aneurisma.

Ele descreveu muitas técnicas para o tratamento da MAV e da fístula dural e possui uma das maiores séries de tratamento endovascular transvenoso e curativo da MAV internacionalmente. Em termos de conquistas mais recentes, ele realizou a primeira intervenção neurovascular robótica do mundo e está comprometido em desenvolver tratamentos remotos para AVC e aneurisma no futuro.

Ele lidera pesquisas clínicas e básicas sobre malformações arteriovenosas, aneurismas cerebrais e derrames. Ele foi / é o principal pesquisador em vários estudos globais e multicêntricos, incluindo o estudo STAR, estudo SWIFT-PRIME, estudo SWIFT DIRECT, estudo MAXPIPE, estudo CARO e o estudo EVOLVE.

O Dr. Pereira está muito engajado em treinamento e educação avançados no campo da neurorradiologia intervencionista e neurocirurgia endovascular. Ele dirige ou participa de vários cursos e oficinas em todo o mundo, ensinando anatomia vascular cerebral e espinhal, história natural, imagem e tratamento avançado de doenças neurovasculares. Ele é um membro ativo de várias sociedades médicas e também contribuiu com mais de 220 publicações em sua área sobre vários aspectos das neurociências. Ele é o principal cientista e principal pesquisador do laboratório RADIS.

Lembrando que essa atividade é aberta a todo o público. Então, não perca essa chance incrível! O link para a palestra será divulgado no Instagram da RAS alguns minutos antes da mesma ocorrer. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato conosco!

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.