O Braço Robótico do Capítulo Estudantil IEEE RAS UFCG

Diversas são as possibilidades promovidas pelo uso de um braço robótico. Desde a movimentação de peças ou materiais dentro de uma linha de montagem de determinado produto até a acessibilidade oferecida a um usuário com limitações físicas. Inclusive, você sabia que, dentre os principais projetos realizados pelo grupo IEEE RAS UFCG, há um braço robótico em desenvolvimento?

De modo bastante generalista, é possível afirmar que um braço robótico se trata de um manipulador capaz de oferecer alta precisão e repetibilidade. Assim, graças a essas características, suas aplicações se tornam bastante amplas e eficientes. Dentro do projeto desenvolvido pelo Capítulo Estudantil, por exemplo, busca-se criar um braço robótico controlado pela mente humana.

Intitulado “Braço Robótico e EEG (Eletroencefalografia)”, o projeto consiste na leitura da atividade elétrica cerebral por meio de eletroencefalografia. Isso seria possível por meio do uso de um capacete adequado (que já foi adquirido pela equipe), cuja leitura seria comparada com um banco de dados preexistente. Dessa forma, por meio da interpretação dessa leitura, o braço seria comandado.

Até o presente momento, foram modelados dois protótipos para a parte física do braço. Em sua versão atual, que consta na imagem de capa da publicação, foi usada a tecnologia de impressão 3D para a confecção da mesma. Já a parte eletrônica dessa versão conta com a utilização de servo motores para operar a movimentação do braço em torno dos eixos.

É válido ressaltar que já é planejada a terceira versão desse braço robótico, com alguns ajustes e modificações em relação à versão atual. A equipe do projeto é bastante abrangente e se divide em setores responsáveis pela parte eletrônica, pelo software de leitura por EEG, pelas simulações e pela visão computacional. Desse modo, em sua etapa atual, a equipe do projeto busca realizar a integração entre hardware e software, conectando o braço em si com a leitura do capacete.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse projeto? Fique ligado no Chatting to RAS, websérie que o IEEE RAS UFCG está lançando sobre os projetos desenvolvidos na plataforma IGTV do Instagram. No episódio da próxima sexta feira (19/06), o Braço Robótico e EEG será abordado a fim de explicá-lo melhor ao público em geral e tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe-nos em nossas redes sociais e para mais informações entre em contato conosco!

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.