Como a Automação Pode Ajudar na Economia Energética?

Aparelhos que transformam energia elétrica em térmica, fiação velha, aparelhos em stand-by e eletrodomésticos antigos são exemplos de situações que podem elevar a sua conta de energia. Se em uma simples casa a conta de energia pode chegar a 500 reais, quem dirá uma grande fábrica ou uma empresa com muitos computadores ou aparelhos ar condicionado. 

Com o aumento da necessidade do consumo de energia, muitas empresas e casas de família optaram pela instalação de uma energia limpa, renovável e de baixo custo, a energia solar. O que isso tem a ver com robótica ou automação? Tudo! Ter uma automação residencial baseada em um sistema fotovoltaico, auxilia o plano nacional de sustentabilidade, além de aprimorar o sistema solar da sua casa e diminuir a conta de energia. Um sistema automatizado pode gerenciar melhor o consumo de energia, e associado ao sistema fotovoltaico, podemos ter um desempenho ainda melhor da produção de energia solar. Agora imagine automatizar o seu sistema fotovoltaico! 

A maioria dos módulos fotovoltaicos são fixos, um sistema de captação solar fixo deve ser orientado para o Norte, com ângulo de inclinação similar ao da latitude local. Na medida em que os raios solares mudam o ângulo de incidência, com a movimentação da terra e o passar do dia, têm-se uma perda significativa na captação dos raios solares. A automação entra para conseguir que a célula fotovoltaica se mova em direção à fonte de maior energia luminosa, convertendo-a em energia elétrica, aprimorando o sistema fotovoltaico, aumentando sua captação e reduzindo as perdas à zero. Além disso, optando por um sistema de automação de baixo custo.

O dispositivo responsável pelo movimento de rastreamento solar servirá para orientar o painel e concentrar a energia de forma que o painel esteja sempre voltado para o raio solar. A eficiência do sistema aumenta com a maior incidência dos raios solares. Para o movimento em dois eixos para o suporte de painéis fotovoltaicos, o rastreador em dois eixos tem movimentação azimutal ou tangente a um ponto qualquer (eixo vertical) e de inclinação (eixo horizontal), assim o módulo poderá fazer um movimento mais completo, o que proporciona um grande rendimento e um maior aproveitamento do sistema, pois o mesmo irá captar mais energia.

Se adotar a energia solar já diminui a sua conta de energia de 50% a 95%, imagina ter um sistema fotovoltaico automatizado com um sistema de captação aprimorado! Empresas, fábricas, lojas, mercados e até casas com uma grande demanda de energia, teriam suas contas reduzidas à taxa mínima da concessionária local, graças à energia limpa e, principalmente, a robótica e a automação.

 

 

Postagem escrita pela voluntária Isabelly Lúcia.