Por Que Aprender a Programar?

Por muito tempo, ter uma língua estrangeira no currículo foi motivo de diferencial. Entretanto, com o processo de globalização e com o avanço dos meios de comunicação, alguns especialistas já a consideram uma obrigatoriedade. Dessa forma, pelos novos olhares da sociedade e da demanda tecnológica atual, seria uma linguagem de programação o novo diferencial?

De fato. Cada vez mais as empresas buscam diferenciar os candidatos em um processo seletivo de acordo com as qualidades excepcionais identificadas em seus currículos. Seja experiência de pesquisa, viagens ao exterior ou recomendações. Destaca-se aquele que mais chama a atenção. E é aí que uma linguagem de programação se encaixaria nesse contexto.

Independente da empresa ou do produto que o indivíduo almeje trabalhar, o mercado atual demonstra uma necessidade muito grande de ferramentas on-line. Seja um website ou um aplicativo destinado a vendas, um software interno que ampliará e otimizará o serviço da equipe, ou até mesmo uma nova ferramenta para tratar e analisar dados de forma geral dentro do ambiente de trabalho. A linguagem de programação será o seu pilar nessa construção.

Inclusive, é possível notar que isso se tornou ainda mais evidente dentro do contexto da quarentena. Locais de vendas físicos tiveram que fechar suas portas, cedendo lugar para os serviços que oferecem atendimento e disponibilidade de formas virtuais. Curiosamente, tanto as empresas migraram para o meio on-line, quanto as ferramentas on-line e redes sociais tiveram que se remodelar para atender a essa nova demanda do público.

Dessa maneira, entendemos a importância de aprender a programar. Mas, por onde exatamente começar? E diversas são as opções, com a vantagem de que há bastante material na própria internet que possa te ajudar. Inclusive, aqui mesmo no site da RAS, há disponível um livro destinado ao aprendizado de Python (traduzido por uma equipe do próprio Capítulo). Ainda assim, o primeiro passo seria, com certeza, escolher qual linguagem melhor atende aos seus objetivos. Python, C, C++, Java, MatLab… infinitas são as possibilidades.

Assim, feita a escolha da linguagem de programação e com porte de um material de qualidade para estudar, você pode fazer o seu diferencial de forma intuitiva e acessível. Ainda, gostaríamos também de anunciar que, aos interessados, estaremos realizando um minicurso dedicado ao aprendizado da linguagem de programação C++ no início do mês de Julho. O mesmo será realizado de forma on-line do dia 2 a 5 de Julho, com disponibilidade de 30 vagas. Assim sendo, não perca essa oportunidade e fique de olho nas nossas redes sociais para mais informações, como se inscrever no minicurso e buscar o seu diferencial.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.