O Que a Tecnologia 5G Promete

Ainda sendo implementada em terras brasileiras, a tecnologia 5G mal chegou de fato e já promete bastante. Ainda assim, qual seria a real diferença entre essa nova tecnologia e as anteriores? Quais as novas aplicações que serão possíveis? Quais as perspectivas para o Brasil?

Primeiro, o termo internet 5G faz referência a internet móvel de 5ª geração. A principal diferença em relação às gerações anteriores diz respeito a uma maior velocidade de download/upload, assim como uma maior área de cobertura e estabilidade. Enquanto o 4G se mostrou revolucionário na última década por permitir a reprodução de vídeos sem interrupções, o 5G promete conexões cerca de 20 vezes mais rápidas.

Isso influenciará diretamente no download de arquivos de tamanho considerável, que ocorrerá de forma muito mais rápida. Também é válido ressaltar que, com a alta estabilidade, a internet móvel 5G poderá concorrer de forma direta com as internets fixas de banda larga.

Outro fator que também tem sido bastante considerado, são as aplicações de Internet das Coisas. Uma vez que a conexão será rápida e estável, a comunicação entre objetos inteligentes será facilmente possível. Entre projetos de cidades inteligentes e de sistemas de automação industrial, diversas são as possibilidades.

Todavia, a expectativa de que essa tecnologia chegue efetivamente no Brasil é somente em meados de 2022. Um dos grandes empecilhos para isso é o fato da possível interferência na frequência de 3,5 GHz, que é atualmente usada para a transmissão de TV aberta para as antenas parabólicas. Dessa maneira, nos resta apenas esperar, o que de certa maneira é positivo, pois permitirá uma melhor difusão de aparelhos com recepção 5G no país até lá.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.