O Sucesso e a Simplicidade de Among Us

Lançado em 2018, o jogo Among Us explodiu em popularidade no segundo semestre de 2020. Com gráficos e mecânica bastante simples, o game inova na interação entre usuários, que se mostrou um grande diferencial entre o público.

Disponível nas plataformas mobile e computador, o jogo online já soma mais de 100 milhões de downloads ao redor do mundo. No contexto de quarentena, em que os jogos de caráter “galera” se fazem essenciais, Among Us cresceu exponencialmente, principalmente após os streammers gravarem e compartilharem game plays do jogo, impulsionando ainda mais sua popularidade.

A dinâmica proposta consiste em dois grupos de pessoas dentro de uma nave espacial. O grupo dos tripulantes deve consertar a nave para que ela possa decolar, sempre se protegendo e cumprindo as tarefas necessárias. Já o grupo dos impostores deve assassinar os tripulantes, da maneira mais discreta possível, além de danificar a nave para atrasar a decolagem. O ponto principal é que ninguém sabe a identidade de ninguém, e o jogo é guiado por reuniões de acusações, blefes e suposições de quem é ou não o impostor.

Outro fator importante que também impulsionou bastante os downloads do jogo foram os memes criados. Sejam sobre a dinâmica, sobre as complicadas missões dos tripulantes ou sobre uma situação com um impostor infiltrado, a criatividade dos internautas trouxe novos olhos para o game. E antes que se pudesse imaginar, Among Us dominou todas as redes sociais e seus públicos.

Dessa forma, podemos observar que um jogo sem gráficos exuberantes e com uma dinâmica extremamente simples consegue de fato conquistar o público. Com um pouco de sorte talvez, mas, principalmente, por atender a uma necessidade atual do público geral, Among Us é um sucesso indiscutível. Consolidando, assim, mais uma prova de que uma ideia simples e bem executada pode gerar frutos incríveis no meio da tecnologia.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.