Perspectivas da Nano Robótica

Nano robótica é uma tecnologia que cria nanomáquinas ou robôs à escala de um nanômetro (10^-9 metros). Mais especificamente, a nano robótica é considerada uma área emergente da nanotecnologia, unindo as disciplinas de desenho e construção de nano robôs, nanoeletrônica e biomateriais. Nano robôs são dispositivos que variam no tamanho de 0.1 a 10 micrômetros e eles são construídos à escala nanométrica, ou de componentes moleculares. Vivemos atualmente uma corrida tecnológica em face ao rápido desenvolvimento de nano robôs aplicados à medicina, com o objetivo de detectar bactérias por exemplo. Tal fato pode ser facilmente constatado dado ao grande volume de patentes registradas por escritórios de advocacia nos Estados Unidos e na Europa (USPTO, EP, WIPO), que focam na manufatura e na comercialização dessa tecnologia emergente.

E como os nano robôs podem influenciar nosso futuro?! Apesar de serem usados majoritariamente em pesquisas de medicina e de ciências da vida em geral, os nano robôs podem ser úteis para vários segmentos de mercado. São exemplos: a nanomedicina, a descontaminação de ambientes, a criação de materiais mais versáteis, a criação de máquinas mais sofisticadas, entre outras aplicações.

Nanomedicina

Nano robôs tratando câncer, fazendo biópsias e recolhendo dados em tempo real de dentro do nosso corpo a fim de auxiliar os médicos com diagnósticos mais acertados. Com a tecnologia, tudo isto está mais perto da realidade do que da imaginação. Em um futuro muito próximo, pode ser que exames e procedimentos que hoje são invasivos, tornem-se muito mais simples e menos dolorosos.

Descontaminação de ambientes

No campo da ciência, da medicina e da culinária, a preocupação com a higiene é grande. Moléculas invisíveis a olho nu podem arruinar experimentos. Vírus e bactérias podem contaminar alimentos e causar doenças potencialmente fatais e assim por diante. Por mais que, para nós, estes sejam inimigos invisíveis, os nano robôs podem combatê-los de igual para igual. Deste modo, eles podem conduzir higienizações e descontaminações muito mais eficazes do que as realizadas por humanos.

Criação de materiais mais versáteis

Estas máquinas microscópicas podem agir em tempo real em diversos materiais, cuidando de sua restauração e renovação, tornando-os muito mais duradouros.

Criação de máquinas mais sofisticadas

Imagine se todos os materiais usados para fabricar os mais diversos equipamentos fossem projetados a nível nano. Seria possível manipulá-los a um nível muito mais detalhado: interação com outros materiais, dilatação, ponto crítico, etc. O resultado disso? Equipamentos industriais, de saúde e até mesmo domésticos serão muito mais eficazes. Nano robôs avançados podem facilmente trabalhar nisso: cientistas podem programá-los para ajudar na criação de máquinas e de equipamentos, aumentando extraordinariamente a sua eficácia.

 

Postagem escrita pelo voluntário do Capítulo Gabriel Lacerda.