Tecnologia A Favor do Maior São João do Mundo

Dia 23 de junho, e o clima frio da cidade de Campina Grande não nega que estamos em véspera de São João. Infelizmente, em decorrência do distanciamento social e das medidas preventivas relacionadas à pandemia do corona vírus, o Maior São João do Mundo se encontra suspenso até o momento. Ainda assim, curtindo de casa o clima junino, que tal conhecer mais sobre as tecnologias utilizadas na última edição do evento?

Além das tradicionais revistas nos portões de entrada do Parque do Povo (nome da estrutura), um sistema de monitoramento com câmeras mais complexo e robusto foi implantado. Em relação a edição de 2018, que contava com cerca de 100 câmeras de segurança, em 2019, esse número subiu para 270 equipamentos de monitoramento. Desses, 250 eram equipamentos fixos, 15 possuíam alcance de 360 graus e 5 haviam sido instalados nas portarias principais.

O destaque maior se deu por conta das câmeras speed dome, que possuem a capacidade de rotacionar em 360 graus em torno do seu próprio eixo de forma bastante ágil. Além disso, elas apresentam um zoom de alta qualidade  e que permite total manipulação por parte da equipe de monitoramento. Dessa forma, posicionados em locais estratégicos, a cobertura do evento se tornou amplamente mais eficaz.

Aliado ao que já foi mencionado anteriormente, também foi feito uso da tecnologia de reconhecimento facial. Uma equipe de monitoramento especializada ficou operando em uma área restrita dentro da estrutura do próprio Parque do Povo. Assim, de acordo com as informações coletadas, eles contactavam as equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Graças a isso, mais de 160 abordagens foram realizadas, resultando na captura de cinco foragidos da polícia.

As áreas externas também foram motivos de preocupação no quesito segurança. A fim de minimizar os furtos ocorridos na saída do evento, assim como evitar o roubo de veículos, profissionais faziam rondas com o uso de drones aéreos de monitoramento. Quando alguma movimentação suspeita era inferida, as equipes de segurança eram acionadas de modo a averiguar o que estava acontecendo de forma ágil e direta.

Dessa maneira, é possível perceber de forma clara as vantagens que a aliança entre segurança e tecnologia podem promover. Das quais grande parte é fruto ou está relacionado com a engenharia elétrica. Sejam câmeras controladas remotamente, drones voadores ou softwares de reconhecimento facial. A inovação faz parte de uma mente curiosa que tem sede por descobrir e melhorar os problemas da sociedade, indo desde um novo modo de gerenciar um evento cultural a uma inovação total na ciência. Quem sabe o que sua próxima ideia pode mudar?

 

Fonte: Repórter Junino

 

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.

Foto de capa tirada em junho de 2019 durante Visita Técnica do Capítulo Estudantil APS.