RAS WEEK: O Evento que ArRASou Nossos Corações

Do dia 29 de Maio ao dia 2 de Junho, ocorreu de forma totalmente online e gratuita o evento RAS WEEK. Unindo 8 grupos RAS de todo o Brasil, a proposta inicial surgiu derivada do aniversário de fundação da Sociedade de Robótica e Automação aqui no país. Então, levando em consideração todo o contexto de distanciamento social e de fragilidade financeira dos estudantes nesse momento nasceu o projeto oficial do RAS WEEK.

Toda a programação do evento consistiu em cinco dias de atividades, com prioridade de horários para o turno da noite. Assim, tanto aqueles com maior tempo ocioso disponível como aqueles que estavam trabalhando durante o dia poderiam participar. Ao longo desses cinco dias, houve a realização de palestras relacionadas à robótica — uma delas foi de caráter internacional inclusive —, workshops dos mais variados tipos, feira de projetos e até mesmo um Hackathon que rendeu excelentes resultados.

Roda de Conversa e Palestras

Logo no primeiro dia, houve uma roda de conversa com a temática “Visão da Robótica na Medicina Futurística”. O diálogo contava com dois engenheiros eletricistas, sendo um deles o Professor Tutor do grupo RAS UFCG, dois médicos e um aluno de engenharia elétrica. O objetivo era levantar diferentes pontos de vista sobre a temática proposta, principalmente por se tratar de um tópico bastante pertinente no momento em que vivemos.

Em relação às palestras, obtivemos uma organizada por participantes dos capítulos RAS do Brasil com a temática “Python para Arduino”. Nela, foi ressaltada a importância e o crescimento da linguagem Pyhton, assim como as possibilidades oferecidas pela plataforma Arduino. Já na outra palestra cuja temática era “Cirurgia Robótica”, contamos com a presença ilustre da doutora Aida Kaifai. Ela falou um pouco sobre a evolução histórica da robótica aplicada em neurocirurgias, assim como o mercado atual dessa área sob o qual estamos inseridos.

Workshops

Também houve a realização de workshops oferecidos por diferentes capítulos e com a visão de trazer um pouco de conhecimento prático para os participantes. No total foram oferecidos oito workshops, todos contendo material e softwares que poderiam ser usados e aplicados posteriormente em disciplinas e projetos relacionados à robótica.

Os workshops contaram com as seguintes linhas temáticas: Scratch, Git & Github, TnkerCard, KiCad, Proteus, QT Creator, TinkerCard Avançado e CoppeliaSim (antigo V-Rep). Todas as opções foram fornecidas no ato da inscrição, para que cada participante pudesse escolher dentre as opções destacadas acima.

Feira de Projetos e Reunião RAS BRASIL

Um dos pontos altos do evento e que mostrou grande valor agregado foi a Feira de Projetos. Num esquema de salas, os participantes podiam alternar de chamada de acordo com a sua vontade. Cada chamada apresentava alguns grupos RAS distintos de modo que eles pudessem apresentar seus projetos e tirar as dúvidas de quem se interessasse. E a ideia era justamente essa, um ambiente semelhante a uma feira de projetos comum, onde as pessoas poderiam transitar pelas “salas” e conhecer um pouco de tudo.

Outro ponto de destaque, foi a Reunião RAS Brasil, onde todos os grupos se uniram de modo a interagir e trocar ideias, atividades e propostas. De fato, assim como o nosso país, os grupos RAS de diferentes regiões se mostram bastante diferentes entre si. Entretanto, é exatamente essa diferença que nos faz ter uma troca ainda maior, promovendo uma saída da zona de conforto e a chance de buscar diferentes abordagens em diferentes atividades.

Concurso de Fotografia

De forma a acolher ainda mais o público que participou do evento, houve o concurso de fotografia cuja temática era “A Aplicação da Robótica no seu Dia a Dia”. Dessa forma, além de incentivar todos a compartilharem um pouco do que a robótica representa no seu cotidiano, os participantes poderiam criar seus desenhos, estimulando a criatividade.

Como resultado, obtivemos fotos belíssimas e com contextos e inspirações bastante diferenciadas. Em destaque, podemos explicitar abaixo os três primeiros lugares do concurso:


Primeiro Lugar
Autor: @gustavoidson
Descrição: Essa foi a minha primeira arte usando o Adobe Illustrator, o robô da imagem é inspirado na inteligência artificial “Buddy”, eu quis retratar o quanto a robótica é presente na vida das pessoas e que ela consegue nos abraçar até nos momentos de grande crise em que nós mesmos não podemos fazer isso.

 


Segundo Lugar
Autor: @emmanuelygor
Descrição: Enquanto via minha mãe cuidar das flores do jardim, pensava sobre o quanto as pessoas se sentem motivadas a participar de algo quando se veem naquilo. É importante celebrar a inclusão e a diversidade em todos os lugares. E aqui no capítulo RAS IEEE, não seria diferente. 🏳️‍🌈

 


Terceiro Lugar
Autor: @leogrosa_
Descrição: A ilustração representa que, embora a robótica em si não esteja tão presente no dia a dia comum, ela é protagonista no cotidiano de estudantes, principalmente em eventos educacionais, envolvendo graduandos e alunos das escolas.

Rasckathon

Outro grande destaque do evento foi o concurso Rasckathon, com o tema “Robótica e Automação na Saúde”. Com grupos de 3 a 4 integrantes, alguns mentores selecionados eram responsáveis por orientá-los na direção mais indicada para que seus projetos obtivessem sucesso. Desse modo, eles poderiam trabalhar a fim de de procurar soluções e ideias inovadoras, principalmente em relação ao contexto em que vivemos.

O primeiro lugar recebeu uma mentoria profissional da empresa Te Orienta! para o desenvolvimento da ideia proposta, o segundo lugar recebeu quatro gift cards da Amazon (no valor de R$ 100,00 cada), proporcionados pela Clínica CNNcg, e o terceiro lugar recebeu um vale compra de R$ 200,00 em componentes eletrônicos na ByteFlop.

Conclusão

O evento foi encerrado com a participação de mais de 250 pessoas ao longo de todo o Brasil. Foram cerca de 28 horas de evento com foco em Robótica, diversas dinâmicas e aprendizado envolvidos, além de desafios e um legado que com certeza deixou sua marca na história da RAS Brasil. Sem dúvida alguma, esse evento foi muito engrandecido pelos patrocinadores citados na seção anterior, que abrilhantaram nossas competições com premiações incríveis. Todos os grupos RAS participantes que dispuseram de várias horas em reuniões e trabalho duro, além dos grandes palestrantes que se disponibilizaram em participar. E com certeza, todos os participantes inscritos que acreditaram na nossa proposta e fizeram tudo isso mais incrível do que poderíamos acreditar.

 

Postagem escrita pelo webmaster do Capítulo Matheus Cardoso.